Setor T&D da Fraternidade – Humanitária (FFHI) promove encontro de aproximação missionária

Seja na assistência a refugiados e migrantes no Brasil, ou em várias partes do mundo, seja em catástrofes sociais, naturais e ambientais, as missões humanitárias, instituídas pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI)  desde 2011, vêm respondendo a chamados emergenciais em diversas partes do planeta.

Com  demandas cada vez mais  abrangentes, o trabalho abnegado e voluntário de pessoas que se colocam disponíveis  para esta oferta, é  sempre bem acolhido.

Para preparar os aspirantes ao serviço missionário, o  Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Humanitária (FFHI),  através do seu programa de Formação Missionária,  oferece treinamentos e cursos de formação, que no contexto atual, são oferecidos online.

Em 27 de fevereiro, o Setor T&D, em conjunto com a Secretaria da Sede da instituição, realizou um Encontro de Aproximação Missionária  com quinze pessoas. Durante a atividade, foi apresentado o trabalho da Fraternidade – Humanitária (FFHI) e o legado de uma década de Missões Humanitárias. Além disso, foi possível contar com a participação de missionários que atualmente compõem a equipe de coordenação da Missão Roraima, que apresentaram um panorama mais aprofundado do trabalho que se desenvolve no estado desde 2016, bem como o trabalho do próprio Setor T&D.

O Setor dará continuidade ao treinamento em um próximo encontro, onde haverá a contextualização do Panorama Humanitário Global. Será um curso  para os que  já estão alinhados com o trabalho missionário,  mas que ainda não foram a campo, e também para iniciantes.

 MANUAL ESFERA

Com uma abordagem dos princípios da qualidade e da responsabilidade em respostas humanitárias, o Manual Esfera traz orientações essenciais para que todas as pessoas afetadas por uma catástrofe ou conflito, tenham o direito de viver com dignidade e   receber ajuda humanitária.

Fraternidade – Humanitária (FFHI) é ponto focal do Sphere Association (Genebra) no Brasil, desde janeiro de 2021, tornando-se  um ponto de convergência de indivíduos e organizações que desejem implementar as orientações Esfera nas suas atividades de assistência, em situações de resposta humanitária no Brasil.

Em outubro de 2020 a Irdin Editora, em parceria com a Fraternidade – Humanitária (FFHI), lançou a tradução do Manual Esfera para o português, iniciativa que também irá contribuir para a ampliação da difusão das iniciativas alinhadas com o Projeto Esfera.