O poder transformador das pequenas coisas

“Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.”

Esse provérbio africano descreve perfeitamente as ações desenvolvidas pelo Setor de Arte-Educação da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) com crianças e jovens da Casa da Criança Santa Isabel em Luanda, Angola.

Com criatividade, papelão, tampinhas de garrafa, pedaços de madeira se transformaram em coloridas mandalas.

Ao raspar a superfície de uma folha preta, por meio da técnica de esgrafito, aos poucos um mundo de cores e formas, que estavam escondidas, foi surgindo e revelou belas e lúdicas obras de arte.

Esta técnica, utilizada pelos servidores da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), envolveu 35 crianças e motivou os participantes a experimentar novas ideias. “O trabalho conjunto foi uma surpresa maravilhosa porque com esta técnica podemos ver que as cores que estão presentes como base na camada mais profunda podem contar uma nova e colorida história”, relatam David e Madre Teresa, focalizadores da atividade.

Aprender brincando

Assim, reciclando materiais, e com muita imaginação, objetos simples ganharam novas cores e formas e, brincando, crianças e jovens puderam desenvolver suas habilidades motoras finas, aguçar a concentração, a paciência e a criatividade.

Brincar e aprender anda de mãos dadas, e proporciona às crianças e adolescentes a oportunidade de ver o mundo de outra forma, um mundo em que tudo pode se transformar.

Sobre as estratégias de intervenção pedagógica que estão sendo utilizadas com as crianças e adolescentes da Casa Santa Isabel, David explica que “uma estratégia para descobrir as necessidades e saber como abordá-las é a brincadeira, porque através da brincadeira podemos ver muitas coisas, como a forma como interagem, ou como é sua cultura, que é muito diferente da nossa”.

O servidor humanitário ressalta que: “ao observarmos a dinâmica que têm, podemos elaborar um plano de abordagem para reforçar os pontos fortes e criá-los onde eles não existem. Através da brincadeira, são geradas circunstâncias fáceis e simples que permitem refletir e aprender; é muito mais fácil assimilar se estivermos fazendo algo de que gostamos, e esse conhecimento, quando o recordamos, permanece gravado”.

Oficinas de mandalas – o velho dá lugar ao novo

As oficinas de mandalas em gesso contaram com a participação de 31 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos. Além de proporcionar alegria e surpresa aos novos artistas, as peças produzidas tornaram-se presentes para os professores e enfeites que irão adornar as paredes da Instituição.

“Foi maravilhoso ver as figuras das mandalas que as crianças selecionavam e o quanto elas se surpreendiam ao ver que do gesso pudessem sair lindas peças de arte”, expressam os servidores humanitários David e Raquel, que focalizaram a ação.

Na oficina de mandala intitulada Novas Estrelas, papelão, tampinhas de garrafa, linhas e pedaços de madeira se transformaram em coloridas mandalas nas mãos das 20 crianças que participaram da atividade.

Para os servidores humanitários David e Raquel, essa experiência foi bem-sucedida pois além de desenvolver várias habilidades dos participantes da Casa da Criança Santa Isabel, também possibilitou a “criação de novas formas a partir das antigas”.

A Arte-Educação, através da utilização de matérias simples e acessíveis, resgata o potencial criativo humano, estimula e possibilita a transformação e a reestruturação de emoções internas. Por meio do lúdico e da experimentação, abre novas percepções e ajuda a ver a vida e o mundo de outra forma, onde tudo pode se transformar.

Saiba mais sobre a Missão Angola Humanitária