Multimistura e desidratação de alimentos

A equipe de servidores da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) que compõe a Missão Angola realizou duas atividades sobre preparação da farinha multimistura e apresentou os projetos de desidratação solar para frutas e sopas, bem como o protótipo de um desidratador, como alternativa para um aproveitamento mais completo dos alimentos.

A primeira atividade ocorreu no dia 24/11/22, foi uma visita com troca de experiências. realizada pelos servidores humanitários, juntamente com membros da Cáritas de Angola, à Cáritas de Viana, no Calumbo, onde um grupo de mamás, já têm trabalhado no preparo da farinha multimistura e sopas, servindo-as duas vezes por semana à população local.

No dia 01/12/22, foi ofertada uma capacitação na Sede da Cáritas de Angola, em Luanda, e contou com a participação de representantes das Cáritas Diocesanas, do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), do Fundo das Nações Unidas para Populações (UNFPA), da Pastoral da Criança, do Serviço Jesuíta para Refugiados e das “mamás” de comunidades locais.

Durante as atividades, houve uma explanação sobre a composição nutricional da farinha multimistura e as diferentes etapas de sua preparação.

Para o participante João Manuel, da Cáritas de Angola,, aprimorar os conhecimentos sobre a multimistura é essencial: “No atual contexto de Angola, em que as crianças enfrentam inúmeras dificuldades de saúde, sobretudo de desnutrição, a multimistura acaba sendo uma resposta imediata e também a longo prazo e, assim, vamos fortificando a saúde, tanto no âmbito familiar quanto na esfera pública”.

Madre Teresa, integrante da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), destaca a importância de se conhecer a técnica de desidratação de alimentos “em uma sociedade em que  o desperdício de alimentos é um desafio a ser superado”.

Segurança alimentar e nutricional

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), desde a sua fundação, busca um ideal de alimentação baseada na simplicidade, na adaptabilidade ao que se produz em cada local e na saúde integral, com iniciativas permeadas por práticas sustentáveis e de interação com a natureza.

 Ao longo de seus anos de atuação, realiza o estudo e a implementação de práticas de autossustentabilidade que visam ao aprimoramento de procedimentos necessários para a geração de produtos que atendam às necessidades das populações mais vulneráveis, bem como ao cultivo de hortícolas, podendo ser adaptado para diferentes contextos de crises sociais e humanitárias.

Esse tipo de atividade enquadra-se nas ações que lidam diretamente com a Segurança Alimentar, especificamente com a Norma 3, tal como previsto nas Normas Humanitárias Esfera.

Farinha Multimistura

A farinha multimistura é um complemento alimentar para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, com aproveitamento integral de alimentos disponíveis regionalmente.

A farinha multimistura enriquece a dieta habitual com diversos minerais, vitaminas e fibras e é composta por farelos torrados (arroz, trigo e milho), pó de folhas verde escuras (mandioca, abóbora, batata doce ou moringa) e sementes trituradas (gergelim, abóbora, melancia, girassol ou amendoim).

Desidratação de alimentos

A desidratação de alimentos é uma valiosa forma de conservar frutas e legumes, aproveitando os recursos sazonais da natureza e fazendo-os perdurar por prazos mais amplos. Consiste em retirar boa parte da água dos vegetais, concentrando suas calorias nutritivas, benefícios e propriedades físicas, como a cor e o sabor, e garante uma maior preservação de seus nutrientes, minerais e vitaminas.

Saiba mais sobre as ações da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) sobre segurança alimentar.

Cartilha Multimistura está sendo disponibilizada como forma de incentivar a disseminação desse precioso complemento alimentar, nestes tempos em que a fome e a má nutrição são grandes responsáveis pela morte e pela debilidade na saúde de grande parte da população de nosso planeta, como consequência da pobreza, da desigualdade social, dos conflitos armados e das crises climáticas.

Cartilha multimistura