5 de Setembro, Dia Mundial da Caridade
Numa conjuntura global onde populações inteiras vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, a prática da caridade cada vez mais assume papel de grande necessidade para o alívio do sofrimento humano.
A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, falecida em 5 de setembro de 1997, inspirou a Organização das Nações Unidas (ONU) na escolha dessa data para a celebração do Dia Mundial da Caridade.
A Expressão da Caridade
A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) atua para que a expressão da caridade vá além do auxílio material e contribua para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, fortalecendo sua independência e promovendo sua autonomia, despertando e incentivando suas qualidades e dons.
Com base nessa premissa, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) fundou e coordena o Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), com o apoio da Operação Acolhida. Por meio do Setor Meios de Vida e Soluções Duradouras, o CCFI oferece gratuitamente formação, cursos e oficinas aos indígenas provenientes da Venezuela, Guiana e de parte do Brasil, em sua maioria concentrados em Roraima. Para que as diversas ações ofertadas aconteçam, o CCFI conta com a cooperação de diversas outras organizações.
Soluções Duradouras – Meios de Vidas
O CCFI desenvolveu uma forma simples de ajudar ofertando conhecimento para criar soluções duradouras, a partir das quais migrantes e refugiados podem mudar suas vidas com possibilidade de conquistar autonomia através da geração de renda.
As ofertas do CCFI vão desde alfabetização, artes e exposições, passando por cursos de educação financeira e planejamento futuro, chegando ao empreendedorismo com formação em panificação, confecção de calçados, promoção de vendas.
Alguns dos cursos oferecidos:
- Alfabetização para indígenas venezuelanos
- Básico de português para migrantes e refugiados
- Educação financeira
- Libras
- Planejamento de Futuro e independência feminina
- Corte e costura – consciente e ecológico, com reutilização e reciclagem dos materiais
- Informática
- Panificação
- Hidráulica
Algumas das Oficinas:
- Mosaico
- Produção de alpargatas
- Promoção de vendas
- Nós e a alimentação
- Reciclagem de lixo
- Desinfetante ecológico
Há ainda alguns programas de incentivo:
- Programa de formação continuada para o desenvolvimento, oferecido para jovens e adultos com o objetivo de promover a independência socioeconômica;
- Atendimento ao cliente e oficina de vendas com objetivo de oferecer ferramentas para a venda direta ao público.
Por meio das capacitações, do empreendedorismo e do estabelecimento da interculturalidade, as relações se estabelecem dentro do CCFI, relações humanas de convivência fraterna, nas quais está presente sempre a expressão da caridade como base de reconstrução participativa da vida dos refugiados.
“Ao desenvolvermos a caridade fraterna de uns para com os outros, avançamos cada vez mais na conquista dessa que é considerada a maior das virtudes.” José Trigueirinho Netto