Capacitação em Educação Ética para Crianças

Participaram 34 pessoas entre servidores humanitários e colaboradores da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), da capacitação Aprender a Viver Juntos – Educação Ética para Crianças, que aconteceu no dia 14 de agosto, em Fátima, Portugal.

 Ministrada por Vera Leal, coordenadora da organização Arigatou International, a capacitação abordou o Programa Aprender a Viver Juntos, que conta com a parceria da Unesco e o Unicef.

 Aprender a Viver Juntos – Educação Ética para Crianças trata de questões como a prevenção à violência nas escolas e comunidades, racismo, discriminação ou exclusão e capacita crianças e jovens a trabalhar em colaboração com os outros. Utiliza uma abordagem inovadora para a aprendizagem intercultural e promove uma educação de qualidade baseada em valores para crianças e jovens em todo o mundo, dentro do marco do direito da criança à educação, em conformidade com a  Convenção dos Direitos da Criança da ONU.

O servidor humanitário, Anderson Santiago, da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) destacou a importância desta capacitação para todos os participantes, tendo em vista o papel desempenhado pela Arigatou International no âmbito da construção da paz, de soluções para o diálogo e do convívio ético  familiar e social em diversas regiões do mundo, papel este, enfatizou Anderson, “que muito se assemelha ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas Escolas Parque Tibetano nas Comunidades-Luz, filiadas à Fraternidade – Humanitária (FFHI)”.

Esta formação, segundo Anderson, será uma oportunidade para que a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) e a Arigatou International possam desenvolver projetos comuns na área de educação em respostas humanitárias nas diferentes regiões planetárias em que a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) tem atuação.

Aprender a Viver Juntos

O Programa, traduzido para 13 idiomas, já treinou mais de 5.000 facilitadores e 52 treinadores em 40 países, alcançando mais de 453.000 crianças e jovens que aprendem preceitos de como viver em solidariedade com pessoas de diferentes religiões, culturas e etnias. Essas crianças e jovens são capacitados para tomar decisões éticas, nutrir a sua espiritualidade e a desenvolver a capacidade inata para fazer contribuições positivas para transformar as suas comunidades, com base em valores que promovam o respeito pela sua própria cultura e crenças e pelas dos demais.

Sobre a Arigatou International

Arigatou International

É uma organização sem fins lucrativos que se esforça para reunir as pessoas de todas as esferas da vida para, em conjunto, construir um mundo melhor para as crianças. Arigatou Internacional é “Tudo para Crianças”, e baseia-se em princípios universais de bem comum para oferecer novas maneiras atraentes para pessoas de diversas origens religiosas e culturais para trabalhar juntas em questões referentes às crianças.

Foi fundada em 1990 pela organização budista japonesa Myochikai, cujos membros continuarão a apoiar o seu trabalho com doações. O nome “Arigatou” significa “obrigado” em japonês e expressa o espírito dos membros Myochikai, que são gratos por ter a oportunidade de apoiar as crianças em todo o mundo com suas doações. A organização tem sede em Tóquio, no Japão, com escritórios em Genebra, na Suíça; Nova Iorque, nos EUA e Nairobi, no Quênia.