A Fraternidade – Humanitária (FFHI) participou da 3ª Feira IntegraArte em Roraima

A equipe da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) apoiou a participação de empreendedores que integram projetos ofertados pelo Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) na terceira edição da Feira IntegraArte, quea conteceu no dia 02 de julho, no Roraima Garden Shopping, em Boa Vista – RR.

Cerca de 40 empreendedores entre indígenas e não indígenas, refugiados, migrantes e brasileiros tiveram a oportunidade de expor artesanatos, cosméticos, produtos de floricultura e outros segmentos de empreendedorismo durante todo o dia.

Feira IntegraArte foi organizada pelo Grupo de Trabalho da Operação Acolhida, composta por diversas organizações como as Agências da ONU para as Migrações, (OIM) e para Refugiados, ACNUR, Visão Mundial, AVSI, entre outras, e teve como objetivo incentivar a integração socioeconômica e a aproximação entre a comunidade de acolhida e a população refugiada e migrante venezuelana.

O evento, que teve entrada gratuita, desempenha um papel muito importante não só no desenvolvimento cultural, mas também econômico de seus participantes.  “Esta Feira representa uma oportunidade de trocar conhecimentos entre as diferentes etnias indígenas presentes, além de possibilitar ao público a aquisição de produtos tradicionais das mãos de quem os produziu – e conversar com essas pessoas, ouvir suas histórias”, destaca Nuris María Suarez de Villarroel, líder do projeto Tida Warao – ‘Mujeres que se cuidan y cuidan la naturaleza’-, que produz absorventes ecológicos.

Boris Puerto Lopez, servidor humanitário da Fraternidade – Humanitária (FFHI), também reforçou que a participação na Feira contribuiu para que os empreendedores além de exibirem seus produtos, também pudessem prospectar novos clientes, gerar renda e abrir caminhos para a autonomia. 

As etnias apoiadas pelo CCFI que estiveram presentes no evento foram: as venezuelanas – Warao e Taurepang, e as etnias brasileiras: Wai Wai e Wapixana.