Programa de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias

O Programa de Educação da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) consiste na síntese das experiências e capacidades da equipe de servidores humanitários do setor de intervenção Educação em situações de Emergências e Respostas Humanitárias da organização. O Programa traduz-se em três linhas de atuação, eixos temáticos e objetivos que configuram o propósito da atuação em respostas humanitárias no âmbito da educação.

À frente desta tarefa estão 28 servidores humanitários que compõem o setor, recebendo também colaboração pontual de outros servidores humanitários que estejam atuando em determinados ciclos e missões humanitárias. Este setor está organizado por grupos de trabalho (GT’s), com seus respectivos focalizadores, acompanhados pelo gestor geral do setor.

Tendo crianças, adolescentes, jovens e adultos como público alvo, o Programa é viabilizado   a partir de projetos de intervenção durante as missões humanitárias, sobretudo nos últimos cinco anos. Como há grande intencionalidade no trabalho da Educação em Emergência de base comunitária, todo o coletivo de pessoas torna-se alvo do Programa.

Assim busca-se uma visão abrangente a partir das experiências das Missões RoraimaColômbiaEgitoLíbanoAngolaGréciaTurquiaBahiaSertãoChacoParaguai e Carmo da Cachoeira.

Segundo Anderson Santiago, gestor deste setor, “o programa busca ser o arquétipo de implementação para projetos em qualquer missão onde quer que a organização venha a atuar”. Desta forma, explica “espera-se gerar maior coesão, aprofundamento e responsabilidade nas iniciativas dos projetos do setor de intervenção Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias”.

 A Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), trabalha a partir das premissas da Localização. Por isso, independentemente de onde o programa venha a ser implementado enquanto projeto, a articulação e construção conjunta nos diversos âmbitos de atuação (local, regional, nacional, governamental ou privado etc.), bem como com as comunidades afetadas, é parte essencial do desenvolvimento do mesmo. A definição de apoios e parcerias dá-se a partir do contexto específico de cada Missão, que determina qual ou quais aspectos do Programa serão postos em prática.

Como próximos passos desta construção, o setor de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias está realizando ao longo de 2022 ciclos de capacitação junto aos membros da equipe, a fim de seguir aprofundando os conteúdos abordados pelo Programa e potencializando as ações humanitárias no campo da educação.

Programa de Educação
Baixe o programa completo