Ações humanitárias que transformam vidas em Angola

Ao longo de 2024, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) realizou uma série de ações humanitárias em Angola, consolidando sua parceria com a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI). Por meio de um Acordo de Cooperação, servidores humanitários voluntários atuaram em diversas frentes de trabalho, incluindo a Casa da Criança Santa Isabel, as Escolas Esperança e Camossi, o Centro Infantil Comunitário (CIC) e o escritório administrativo da instituição.

As atividades foram organizadas em quatro setores principais: Educação Orientada à Superação do Trauma, Saúde e Autocuidado, Soluções Duradouras e Governança e Projetos. Esses esforços visam melhorar a qualidade de vida de bebês, crianças e jovens, ao mesmo tempo em que fortalecem a estrutura institucional e o desenvolvimento de colaboradores da OCSI.

Nesse período, os servidores humanitários voluntários desenvolveram atividades abrangendo mais de 160 crianças de diferentes faixas etárias e mais de 50 colaboradores da instituição. Entre as iniciativas, estão projetos de arte-educação, música, reforço escolar, horta pedagógica, atendimentos terapêuticos e oficinas de padaria, sapataria e produção de sabão.

O Setor de Governança incluiu avanços como a atualização de fichas cadastrais, implementação de sistemas de gestão e melhorias no website da instituição. Além disso, momentos externos, como passeios à praia e eventos culturais, proporcionaram experiências enriquecedoras para enriquecedoras tanto para as crianças e jovens, quanto para os colaboradores da OCSI e os servidores humanitários voluntários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI).

A conclusão dessa etapa aponta para a continuidade das ações em 2025, com a finalização de projetos estruturais e o aprofundamento de iniciativas educativas e de saúde. Apesar dos desafios, a Missão Angola Humanitária segue transformando vidas e oferecendo caminhos de superação para crianças e jovens.