Acordo de Cooperação

No dia 13 de outubro, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) assinou o acordo de cooperação com Associação dos Migrantes Indígenas Roraimö (AMIR).

O acordo estabelece que as duas organizações irão atuar conjuntamente para a  implementação e funcionamento da Escola de  Música da Orquestra Música sem Fronteiras, no Centro Cultural e de Formação  Indígena (CCFI); na articulação e apoio ao desenvolvimento do  projeto de agroecologia da AMIR, em comunidades indígenas Taurepang, do município de Pacaraima; na colaboração com o projeto  de empreendedorismo e em  capacitações por meio de oficinas e cursos profissionalizantes.

Segundo o gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI), frei Luciano, “esse acordo representa um grande passo na resposta humanitária aos indígenas venezuelanos, significa que estamos avançando das ações emergenciais para a construção de meios de vida, que irão contribuir para a integração local, a educação, a preservação, o intercâmbio entre as culturas e a inserção laboral, gerando autonomia social e econômica para esses povos, de forma duradoura e eficaz”.

Milly, representante da AMIR, destacou a importância do acordo para os povos indígenas: “abrirá portas para o povo Pemon e outros povos que aqui se encontram. São oportunidades que se abrem e devemos saber aproveitá-las. Temos muito potencial”.

Frei Luciano também pontuou que “mútua decisão de unir esforços, conhecimentos, recursos técnicos, materiais e humanos para a realização de ações conjuntas, em prol da efetivação e do atendimento aos direitos humanos dos indígenas venezuelanos em Roraima, irão repercutir não apenas nesse povo específico, mas trará uma imensurável contribuição para toda as comunidades nas quais estiverem inseridos, e indo além, pois confiamos que a promoção da igualdade, da dignidade e da paz transcende as fronteiras e alcança a toda a humanidade”.