Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 08/01

Domingo, 8 de janeiro

Primeiras atividades do dia realizadas no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima: sintonia, comunhão e desjejum.

Transporte e colaboração do Corpo de Bombeiros
Transporte de ida e volta do grupo até o CRI – Centro de Referencia ao Imigrante, feita diariamente e pontualmente pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Boa Vista. “Eles tem sido parceiros incríveis, com muita calma, disponibilidade e demonstram muito amor pelo que fazem”, explicou Denise Gomez, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Reunião
Reunião no CRI envolvendo a maior parte dos moradores, entre Venezuelanos indígenas e não indígenas. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre algumas dificuldades de relacionamento e distribuição de tarefas. Foi uma chamada a todos para um crescimento, amadurecimento e o fortalecimento dos laços entre eles. A importância da irmandade e da colaboração. Reunidos em uma grande roda, eles mesmos propuseram uma solução para os problemas e votaram, surgindo assim uma solução colaborativa”, disse Denise.

Crianças
“Vemos que as crianças são grandes inspiradoras, elas dividem as coisas entre elas, colaboram entre si e estão atentas às necessidades de todos, inclusive dos adultos”, afirmou Denise.

Tarefas do dia
Parceria com uma policlínica que fica próximo ao CRI, para facilitar os atendimentos de saúde. Foram atendidas 3 famílias.
Crianças brincaram e cantaram com as missionárias.
Adultos se dividiram em tarefas de limpeza, cozinha e preparação da terra para o plantio.
Montadas cestas básicas para imigrantes que não estão no CRI.

Missa
Missionários acompanharam cerca de 50 indígenas até a Igreja de Santa Ana, dedicada a Madre Teresa de Calcutá. Grupo chega antes do horário da missa e aproveita o tempo para passar a história de Madre Teresa de Calcutá e realizar orações. Depois todas as crianças participaram de um grande coro com músicas dedicadas a Cristo.