Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 09/01

Segunda, 9 de janeiro

Logo cedo, às 7 horas da manhã, equipe de missionários vai ao CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista. Dois missionários acompanharam um menino até a ortopedia do Hospital da Criança. A criança tem dois anos de idade, fraturou o fêmur e está engessado.

Outros missionários realizaram uma reunião com todos os homens e mulheres que estão no CRI.

Ainda pela manhã houve um desentendimento entre dois refugiados da Venezuela que estão no CRI, a polícia foi acionada e eles foram removidos do local.

Foi tratada uma pequena cadela que vinha se aproximando do CRI e estava muito machucada e magra. Foi feita a aproximação, dada alimentação e aplicada medicação.
“Foi uma alegria para a equipe porque nós estamos muito imbuídos da consciência indígena. Nos sentimos muito integrados com a natureza, com cada elemento de cada Reino e acho que isso tem sido um grande aprendizado para nós, essa vivência da unidade com tudo e com todos”, disse Denise Gomez, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

No período da tarde, uma equipe do serviço social do Hospital Geral de Roraima vai ao CRI para acompanhar a família de um paciente de 12 anos que está internado no hospital com tuberculose a cerca de três semanas. Será verificado também se mais pessoas do grupo podem ter contraído a doença.

Visita de uma equipe do Ministério Público Federal composta por  antropólogos e um delegado, que deverá passar alguns dias acompanhando o trabalho no CRI.

No final do dia, no Núcleo- Luz de Figueira em Roraima, foi feita oração pela Venezuela, jantar e realizada uma reunião de equipe de missionários onde foram estabelecidas as bases para uma organização geral do trabalho, que será implementada através da divisão de atribuições em equipes (coordenação geral, acolhimento, alojamento, cozinha e alimentação, saúde, área externa e transporte, e equipe de captação).