Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) realiza atividades de capacitação sobre Educação em Emergências e Respostas Humanitárias, destinadas aos servidores humanitários.

O Plano de Capacitação, realizado em 13 módulos, foi desenvolvido para seguir aprofundando a habilitação dos 30 servidores humanitários que compõem o Setor de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias. Foram utilizadas ferramentas lúdicas e práticas que compõem o programa do Setor, potencializando a qualidade e a eficácia das intervenções realizadas nas missões humanitárias.

De acordo com Lucía, de 63 anos, missionária voluntária da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), o objetivo de sua participação na capacitação foi “adquirir novos conhecimentos para colocá-los em prática nas missões humanitárias, além de enriquecer o olhar sobre alguns temas que foram abordados sob novos ângulos, como foi nos módulos de educação ambiental e de questões de gênero”, exemplifica.

Lucía considerou relevantes os ensinamentos transmitidos durante a capacitação, úteis para a função que desempenha atualmente. Ela acrescenta: “Nas missões, atuo na área de arte-educação, e as oficinas de música foram bem importantes. Pude perceber que, de forma simples, podemos utilizar a música mesmo não sendo especialistas. E também pude experimentar o movimento e a alegria que os exercícios geraram em mim”. “Na oficina de educação ambiental”, conta, “foi proposto que cada participante observasse o que poderia mudar nos hábitos para uma melhor relação com o meio ambiente. E escolher uma ação para colocar em prática durante uma semana. Escolhi a economia de água no dia a dia e pude observar o esforço necessário para empreender uma ação tão simples.”

Perguntada sobre o que mais a sensibilizou na capacitação, Lucía apontou a situação de dificuldades por que passam as adolescentes e jovens do Projeto Eboma Tida, em sua higienização no período menstrual, por falta de acesso a materiais simples e adequados para esse fim. “Ao utilizarem materiais contaminados, como papel de jornal ou papelão, elas contraem infecções e outras doenças.” Além disso, Lucía destaca “o sofrimento provocado em adolescentes e jovens de diferentes culturas, quando são obrigadas a se afastarem do convívio social, por estarem em período menstrual, deixando até de frequentar a escola”. Ela conclui, exaltando a importância de um projeto como esse, que leve atividades práticas, informações e a possibilidade de essas jovens conversarem entre si, compartilhando suas experiências.

Segundo Anderson, servidor humanitário da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), esse foi o primeiro ciclo de capacitação específica do Setor. Outro ciclo semestral de capacitação será organizado, dando sequência aos estudos relacionados ao Programa em escopo.

Algumas produções, feitas por participantes, sobre os temas abordados durante a Capacitação:

“Primavera Silenciosa
Primavera é momento de alegria, renascer, cantar
Primavera das cores, sons, brilhos, o brotar
Mas… algo vem nos falar
Se a primavera silenciar, o que devemos pensar?
A natureza se cala
Como uma voz tão potente não se deixa ouvir?
O canto dos pássaros que nos levam a sorrir
Aonde foram parar?
Vamos! Que não seja tarde demais o nosso tão esperado despertar” Ir. Rosa

“Primavera
Tempo do desabrochar das flores
Que possamos desabrochar a consciência
No silêncio do nosso interior
Contribuindo assim para a beleza do nosso planeta” Valter