Equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) realiza capacitação na Universidade Jean Piaget de Angola

A Educação voltada à Superação do Trauma fortalece a capacidade de superação e a resiliência de crianças, jovens e adultos para enfrentar os desafios inerentes às crises humanitárias e situações de emergências.

Esse foi o tema abordado pela equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) na formação realizada na Universidade Jean Piaget de Angola, nos dias 22 e 23 de novembro, para jovens que estão finalizando o curso de Psicologia.

Nos dois dias de encontro, puderam aprofundar o entendimento do trauma e seu impacto no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, bem como trabalhar as inquietações e desafios do ingresso na vida profissional.

“Utilizamos algumas ferramentas práticas baseadas na arte-educação, como expressões que ajudam os seres a se reconectar consigo mesmos e incorporar essa situação vivenciada na sua biografia e seguir adiante em seus processos, em sua caminhada de vida mais fortalecidos do que estavam antes”, relata o gestor de Educação em Emergência da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), Anderson Santiago.

Para a estudante de Psicologia Noemia, o curso foi além dos ensinamentos teóricos, “também foram passados ensinamentos práticos para lidar consigo próprio, para conseguir olhar muito mais o “meu eu” e me permitir errar, assim como também, me permitir me desenvolver em outras áreas da vida”.

O coordenador do GAIE (Gabinete de Apoio Integral ao Estudante), Dr. Mauro Matias Bladjack, elucidou a importância da capacitação para o grupo e reforçou a intenção de dar seguimento ao projeto, tanto no âmbito da capacitação quanto na perspectiva de conformação de grupos de trabalho para o atendimento de necessidades junto a outras organizações de Angola, como a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI).

Vencendo desafios

O mundo enfrenta um número sem precedentes de emergências humanitárias decorrentes de conflitos armados, desastres naturais e crises socioeconômicas. O número de refugiados e de pessoas internamente deslocadas é o maior desde o final da Segunda Guerra Mundial. Essa realidade de adversidades extremas desencadeia sofrimento e luto para dezenas de milhões de pessoas que passam a necessitar de assistência na área de saúde mental e apoio psicossocial.

Nesses contextos, a Educação voltada à Superação do Trauma utiliza ferramentas da arte-educação que contribuem para ativar e fortalecer estratégias de enfrentamento e o poder de autocura de crianças, jovens e adultos, e apoiá-los no processo de suas experiências e na prevenção de distúrbios relacionados ao trauma, bem como contribuem para o fortalecimento interno de voluntários e profissionais que atuam em respostas humanitárias.

Nesse sentido, Noemia destaca que os ensinamentos repassados na formação ajudaram-na a compreender que “o ser humano é um universo. E assim pude ter uma visão holística tanto dos pacientes como dos problemas que eu possa vir a enfrentar. E assim pude perceber até que ponto eu posso ajudar quem sofre de um trauma”.