Mosaico – A arte de ressignificar

Pequenos pedaços coloridos de azulejos, espelho e cerâmica vão sendo minuciosamente encaixados e, até que comecem a ganhar forma e sentido, exigem paciência e disciplina para a perfeita composição. Assim, surgem corações, flores, pássaros.

O mosaico, técnica artística milenar, é uma importante ferramenta utilizada na arte-educação pois, enquanto reúne, restaura e ordena peças e cores, ressignifica emoções e afetos.

“Em algum momento da vida todos nós sofremos algum tipo de fragmentação, então a técnica do mosaico convida a gente a ressignificar esses fragmentos através da união das peças de diferentes formas, de diferentes cores, e isso vai colando, formando outros aspectos também em nós”, explica a servidora humanitária da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) e monja da Ordem Graça Misericórdia, Irmã Rosa, que envolveu em oficinas de mosaico, de forma brincante, artística e divertida, adolescentes e jovens da Casa da Criança Santa Isabel, em Luanda, Angola.

Irmã Rosa relata que outros aspectos que são trabalhados com a técnica são a persistência, a autoconfiança e a capacidade de superação. “É muito bom identificar que os adolescentes e jovens superaram a insegurança e o medo que às vezes nos travam, mas que em grupo, trabalhando a inclusão, somos capazes, porque juntos somos mais fortes”.

Luíza Angélica, 13 anos, conta com alegria como reagiu ao ver o resultado final do trabalho: “Quando vi o mosaico, veio à minha mente: será que fui eu que fiz isso? Será? Sim, eu fiz bem a coisa e eu gostei de dar o meu melhor”.

Respeito às diferentes perspectivas

Durante o desenvolvimento da atividade, os participantes puderam enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito da arte que estavam desenvolvendo coletivamente. Aprenderam a expressar e a acolher ideias diferentes, sem que houvesse conflito, de forma harmoniosa.

Letícia Rafaela, 16 anos, descreve sua experiência: “No início eu queria desistir, mas depois refleti e vi que era melhor continuar, porque estava me ajudando muito a partilhar com meus irmãos daqui da Casa da Criança Santa Isabel a saber entender os outros, as dificuldades que eles tinham, e principalmente, a valorizar a ideia do outro. Eu partilhei minhas ideias com eles e eles partilharam as ideias deles comigo, sem que ninguém faltasse com o respeito; não competimos; foi muito bom”.

Símbolos de amor e paz

Foram desenvolvidas duas oficinas de mosaico, uma no mês de julho e outra, no mês de novembro. Em cada uma delas foi escolhida uma temática diferente para se trabalhar. Irmã Rosa explica que na oficina do mês de julho foi escolhido o coração como um gesto de amor e gratidão ao continente africano, suas belezas e cores.  No mês de novembro, criaram uma pomba branca, representando o símbolo universal da paz. “Trabalhamos os conceitos de amor e paz com os adolescentes e jovens. Como cultivar a paz, evitar brigas e conflitos. E assim, no local onde foi colocado o mosaico com a pomba branca, plasmamos um espaço de paz”, destaca a servidora humanitária.

Por meio da arte-educação, utilizando a técnica do mosaico, podem-se   desenvolver a percepção, a imaginação, a observação. Podem-se organizar pensamentos, sentimentos e emoções. Criam-se bons hábitos, educa-se para o respeito mútuo, o amor, a paz, a colaboração, a solidariedade e a fraternidade.