Esporte quebra barreiras e unifica diferentes culturas e povos

Estabelecido pela ONU, o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado hoje, 6 de abril. Nos abrigos de Roraima, sob gestão da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), o esporte tem papel valioso pois, neste período de pandemia, contribui ainda mais para que o convívio cotidiano entre crianças, jovens e adultos indígenas venezuelanos seja mais saudável e participativo.

Entre as diversas atividades esportivas apreciadas pelos indígenas, destacam-se o voleibol e o futebol, que praticam com dedicação e esforço. Característica marcante desse povo é sua capacidade de atuar em equipe e a destreza física, que têm por natureza. Foi essa destreza que fez com que a Fraternidade – Humanitária (FFHI) fortalecesse e incentivasse a boa prática. Neste período de pandemia, todas as medidas de prevenção e cuidados têm sido tomadas para mitigar o risco de transmissão do coronavírus.

A dedicação ao esporte tornou-se tão intensa que os próprios abrigados criaram um comitê do esporte, com o objetivo de organizar torneios e campeonatos.

Alegria, união, saúde, vibração… esporte é vida! Além de fortalecer o potencial para a educação e a formação cívicados cidadãos, o esporte também contribui para quebrar barreiras linguísticas e culturais e incentivar a convivência pacífica. Exercita a empatia e a comunicação, ajuda a ter disciplina, a seguir regras e a manter-se ocupado com atividades que agregam valor à vida individual e à consciência coletiva.

Frater Play

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba nossas atualizações