Fraternidade – Humanitária (FFHI) é selecionada pelo Programa Mesa Brasil –SESC

Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) ficou entre as 4 organizações selecionadas pelo Programa Mesa Brasil –SESC de Boa Vista, Roraima, das 25 inscritas, compondo o grupo das 64 organizações que já fazem parte e que estarão aptas a receber do Programa alimentos que serão repassados a comunidades e associações indígenas e não indígenas.

Entre as organizações que receberam a doação de mais de 2 toneladas de milho, por intermédio da Fraternidade – Humanitária (FFHI), estão: Organização de Mulheres Indígenas Migrantes (OMIR), Conselho Indígena Najakara Moorü (CINAMO) e a Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC).

A coordenadora da Missão Roraima Humanitária, Cristiane de Oliveira Ferreira Soares, explica que “essas ações minimizam os efeitos da fome e o desperdício de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como os indígenas migrantes venezuelanos que estão vivendo fora dos abrigos”.

O Programa Mesa Brasil – Sesc é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina e considerado uma referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de parceiros — como centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, feiras livres, redes atacadistas e varejistas e indústria alimentícia — que doam excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização mas em condições seguras para consumo.

Empresas dos mais variados setores disponibilizam seus recursos e serviços para esta iniciativa. O programa atende, diariamente, milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de instituições socioassistenciais e humanitárias cadastradas, como a Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Fome x Desperdício de Alimentos

No Brasil, milhares de pessoas sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada. Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, apontam que o número de famílias com crianças de até 10 anos de idade passando fome no país dobrou entre 2020 e 2022. E o número total de pessoas que passam fome superou os 33 milhões.

Tornando esses dados ainda mais impactantes, um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça, por ano, cerca de 27 milhões de toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos em perfeitas condições que não são vendidos em locais como feiras, supermercados e restaurantes e vão parar no lixo. É exatamente nesse ponto da cadeia de produção e distribuição dos alimentos que entram programas como o Mesa Brasil – SESC e organizações como a Fraternidade – Humanitária (FFHI), que contribuem para reequilibrar essa equação tão difícil de fechar.

 Segurança Alimentar e Nutricional

Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) de 2006, por Segurança Alimentar e Nutricional – SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

A integração da Fraternidade – Humanitária (FFHI) no Programa Mesa Brasil, portanto, configura um importante passo da instituição, pois, além de garantir a segurança alimentar dos indígenas venezuelanos, amplia sua atuação no cenário nacional ao engajar-se no programa destinado a reduzir o desperdício de alimentos.