Cerca de 30 integrantes da equipe de servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), da Comunidade-Luz Flor de Lys, do Monastério, da Rede-Luz Portugal – todos integrantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), têm participado dos mutirões que estão acontecendo aos sábados na Casa de São José. Trata-se de iniciativas de trabalho grupal visando objetivos comuns entre os membros das filiadas.
Os objetivos dos mutirões são tanto estabelecer as bases da casa dos servidores humanitários, que é também a Sede da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) em Portugal, como fortalecer as primeiras atividades do Projeto Alimentação, que, na primeira etapa, visa suprir o grupo com bens produzidos, reaproveitados e beneficiados, ampliando a sustentabilidade.
Já foram realizadas as seguintes atividades, ministradas pelo próprio grupo:
- Organização da horta, plantios e sementeira
- Composteira
- Produção de Ecoenzima
- Desidratação de frutas e verduras
- Atividades de costura
Os mutirões são uma oportunidade de partilha de saberes e vivências, ferramentas que reforçam os laços entre todos os participantes, ampliam o viver em fraternidade e promovem profundas transformações.
Para Anderson Santiago, servidor humanitário e gestor do setor de Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, “os mutirões são uma das expressões operativas da unidade do grupo. Através das atividades e tarefas, um momento comum é vivenciado para o bem comum. Este é o real valor dos mutirões”.