Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento

Jovens e adultos indígenas migrantes e indígenas de etnias locais que vivem no estado de Roraima participaram do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento oferecido pelo Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), sob a coordenação da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

O Programa tem duração de quatro e seis meses e tem como objetivo promover a independência socioeconômica de indígenas na cidade de Boa Vista RR por meio de uma formação continuada que abarca dimensões sociais, econômicas e culturais.

De acordo com o servidor humanitário Imer, gerente de Soluções Duradouras, pode-se dizer que um dos resultados mais importantes alcançados é a formatura de 20 indígenas que compuseram a primeira turma, e que depois dessa turma, virão outras sucessivamente.

Constituído de três fases, o Programa desenvolveu diversas atividades práticas de acordo com cada fase e com a aptidão apresentada pelos participantes.

Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento

Entre essas atividades estão: a inserção no mercado de trabalho através de currículo, obtenção da carteira de Trabalho, abertura de conta em banco digital ou físico, oficinas de preparação laboral, informações sobre as leis trabalhistas, como proceder em entrevista de emprego: – boas práticas, acompanhamento e monitoramento do desempenho, apoio para participação em feiras e eventos para geração de renda, técnicas de marketing e estruturação de logomarca, atendimento ao cliente, promoção de vendas para empreendedores, oficinas de desenvolvimento de habilidades e ofícios.

O Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento contou com a parceria da Operação Acolhida e com o apoio Visão Mundial, Fundação Pan-Americana Para o Desenvolvimento (FUPAD), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Passarela Alternativa, Centro Acolher Português (CAP), Inspire Rebecca, Senac e Senai.