Missão Colômbia Humanitária se renova para seguir ajudando aos migrantes venezuelanos

Um segundo grupo de voluntários já se encontra em Cúcuta, Colômbia, substituindo parte da equipe missionária que leva adiante a Missão Colômbia Humanitária. Nesse momento, as tarefas estão a cargo de 17 pessoas, entre missionários da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI), colaboradores da Rede-Luz Planetária, representantes da Juventude Missionária pela Paz e monges da Ordem Graça Misericórdia.

O apoio da Missão Colômbia Humanitária estendeu-se, agora ao Centro de Migrações, um albergue de passagem, administrado pela Congregação Scalabriniana, em Cúcuta. Neste lugar, começou-se a realizar capacitação em artesanato para os migrantes venezuelanos, com o objetivo de lhes proporcionar uma opção de renda e restaurar, em parte, sua autoestima tão atingida.

Pesquisa com migrantes venezuelanos

Aplicou-se também uma enquete preparada pelos scalabrinianos, junto com o Acnur e algumas universidades colombianas, para medir o grau de discriminação que sofrem os migrantes venezuelanos, por parte da população colombiana. Já havia uma colaboração para essa investigação quando a pesquisa foi realizada em dois refeitórios comunitários atendidos pela Congregação Scalabriniana.

O Centro de Migrações oferece hospedagem por curto tempo, alimentação e assessorias especializadas, tanto para os migrantes, como para os colombianos que foram deslocados, bem como para refugiados, deportados e indígenas que chegam para realizar procedimentos na cidade.

Missão Colômbia e os caminhantes

Os missionários humanitários seguem também ajudando no Centro Piloto Scalabriniano, tanto nas atividades de educação alternativa, oferecida às crianças venezuelanas e às crianças colombianas deslocadas de seus lares, como em oficinas de artesanato para os adultos. A proposta da instituição colombiana é trabalhar temas vinculados às próximas festas natalinas.

Caminhantes venezuelanos fazem uma parada

Entretanto, o grupo continua mantendo reuniões de planejamento com agências da ONU e organismos não governamentais, para preparar a frente de trabalho que desenvolverá com os caminhantes venezuelanos. O objetivo é estabelecer, na rodovia Cúcuta-Bogotá, um ponto fixo de atendimento, que esteja a cargo da Missão Colômbia Humanitária, a fim de oferecer uma assistência básica aos sofridos migrantes.

A Missão Colômbia Humanitária é uma oportunidade para manifestar o espírito solidário que cada um guarda no coração. O apoio de todos é fundamental para aliviar a dor de quem hoje sofre os rigores de uma crise migratória sem precedentes na América do Sul. Não seja indiferente. Participe desta campanha de amor.

Para saber como participar, clique

AQUI

Também pode obter mais informações em

secretaria@fraterinternacional.org