Missão Grécia – Apoio a albergue de mulheres e crianças refugiadas

Os missionários da Missão Grécia, uma das campanhas permanentes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, prosseguem com sua atuação junto às Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá. Dessa vez começaram a colaborar na casa Atenas 2, um albergue para refugiados que as religiosas administram no bairro Kipseli de Atenas.

Ali, 20 pessoas, entre mulheres e crianças, vivem abrigadas por cinco monjas. A maioria são imigrantes que fugiram de diversos países da África e algumas são mulheres sozinhas da própria Grécia e de outros países europeus, como Albânia e Geórgia, que estão sem trabalho e em processo de recuperação de dependência a drogas. As refugiadas africanas chegaram da Eritreia, Congo, Burkina Faso e Nigéria. Algumas estão grávidas e outras se encontram com seus filhos menores. Também está abrigada uma refugiada síria com seu filho pequeno.

Os integrantes da Missão Grécia ajudam em melhorias na estrutura do prédio (eletricidade, sanitários, isolamento do frio em portas e janelas, entre outras), assim como na atenção às crianças e no apoio às mulheres refugiadas. Também apoiam as religiosas no transporte para as compras e na gestão de vistos pela internet para as refugiadas.

Na última segunda-feira, os membros da Missão Grécia acompanharam as monjas católicas até um campo de refugiados na localidade de Glifada, próximo a Atenas, onde entregaram doações de roupas e compartilharam momentos com as crianças. No local estão alojados mil imigrantes de todas as idades, a maioria proveniente do Afeganistão. O local é administrado por uma associação dinamarquesa.

Confraternização em campo de refugiados

A Missão Grécia é uma das missões que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional realiza neste momento, junto com a Missão Roraima Humanitária e a Missão Emergência Chile. Ela é uma Missão Permanente.

As atividades começaram em setembro de 2016 com a fundação de uma nova sede da Fraternidade –FFHI – na Grécia. Desde então, o grupo apoia serviços prestados aos refugiados e a indigentes gregos pelas Missionárias da Caridade, pela organização católica Caritas Hellas e por uma igreja ortodoxa da cidade de Anávissos, a 2 km de Palaia Fokaia e a 34 km da capital grega.