Missão Grécia – visita a campo de refugiados

Segunda 26/06 a 02/07 domingo
Atividades junto às Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá prosseguiram durante a semana na Casa 1, com o apoio no preparo e servir das refeições, limpeza geral da casa e conclusão das tarefas de manutenção. Na Casa 2, os missionários participaram de cerimônia de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na instituição Caritas Hellas os missionários ajudaram na organização das salas e distribuição de roupas masculinas. Também trabalharam no prédio onde ficam estocadas as doações. “Como existe um fluxo contínuo de recepção das doações, é necessário que o local esteja sempre ordenado. Colaboramos na seleção das doações recebidas e anotamos o conteúdo das caixas para que os materiais sejam depois corretamente distribuídos”, disse Shen, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Na Associação de Lagonisi, continuaram as atividades no depósito, com a seleção das roupas e o preparo do local onde é realizada a distribuição.

Campo de refugiados
Junto com membros da Associação de Lagonisi, os missionários fizeram uma visita a um campo de refugiados na cidade de Lavrio, que fica cerca de 15 quilômetros da base missionária. O local existe desde a época da 2ª Guerra Mundial e abriga hoje aproximadamente 200 refugiados Curdos.

“É um campo que se destina a acolher refugiados políticos. Estes Curdos são de várias nacionalidades, como Síria, Turquia, Iraque e Irã. O local é melhor estruturado em comparação aos outros campos que visitamos, e é administrado pela Cruz Vermelha”, explicou Shen.

Após a visita ao campo de refugiados, os missionários foram convidados a participar de uma tarefa de recolhimento de alguns livros que serão encaminhados para outro local. O grupo visitou a Biblioteca de Saronida, onde organizaram o local para receber os livros que virão do campo de refugiados de Lavrio.

Mudança no grupo
Dois missionários retornaram ao Brasil e foram substituídos por outros dois, que passarão um período com o grupo na Grécia.