Missão Roraima Humanitária – mobilização de instituições e grupos

Segunda 19/06 a 25/06 domingo

Na segunda-feira, 19, membros da Ordem Graça Misericórdia iniciaram as aulas de português para as crianças indígenas que estão no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista.

No período da noite, os missionários foram convidados por um grupo de jovens voluntários a participar de uma missa na igreja Nossa Senhora do Migrante.

Dia Mundial do Refugiado
Na terça-feira, 20 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Refugiado.

Engenheiros da secretaria de obras do estado de Roraima estiveram no CRI para avaliar o local para as reformas que ocorrerão.

Secretária adjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Roraima (SESP-RR) também esteve no abrigo para conhecer as instalações e avaliar as ações futuras.

Refugiado indígena que não poderia se aproximar da esposa devido a agressão praticada anteriormente, esteve no abrigo e foi levado para a Delegacia da Mulher por desobedecer a ordem judicial.

Centro de Migrações e Direitos Humanos
À noite foi realizada uma reunião na Casa da Pastoral Social, onde funciona o Centro de Migrações e Direitos Humanos (CMDH). Estiveram presentes representantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, da Rede-Luz Roraima, a irmã coordenadora do Centro, um padre da Pastoral Universitária, uma assistente social, uma representante da Caritas Diocesana, um delegado da Polícia Federal, uma representante do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras (Geifron), voluntários venezuelanos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e algumas famílias de venezuelanos.

A pauta da reunião foi o trabalho dos voluntários venezuelanos e brasileiros na Polícia Federal, a isenção das taxas para o pedido de residência temporária no Brasil, e a posição do presidente da Venezuela que pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) para não reconhecer os pedidos de venezuelanos no Brasil como refugiados.

Voluntariado
Voluntárias da Igreja Nossa Senhora do Migrante participaram de diversas tarefas durante a semana, como a triagem e organização de doações na Casa de São José, e a limpeza e organização da cozinha do abrigo.

Saúde
Quarta-feira, 21, membros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesae) realizaram diversos atendimentos de saúde no abrigo durante a manhã.

No dia seguinte, uma enfermeira do Distrito de Saúde Especial Indígena (Disei) encaminhou 2 indígenas que fizeram o teste rápido de HIV e obtiveram resultado positivo, para o Serviço de Atendimento Especial (SAE) de um hospital de Boa Vista. Os indígenas realizaram exames complementares e receberam os medicamentos para três meses de tratamento.

Membro da Igreja Missionária Alto Refúgio, que possui casas de apoio para dependentes químicos, esteve no abrigo e ofertou colaboração para refugiados que necessitem de recuperação para largar algum vício.

Doações
Durante a semana foram entregues roupas, sapatos, e uma tonelada de alimentos (500 quilos de arroz, 300 quilos de farinha de mandioca e 200 quilos de leite em pó) para a Associação dos Venezuelanos no Brasil.

Outras quatro instituições que atendem os venezuelanos receberam alimentos, e 11 cestas básicas foram entregues para famílias venezuelanas que não estão morando no CRI.

Recebidos materiais de higiene pessoal e alimentos doados pela Comunidade de São Bento.

Distribuição de 74 kits de higiene pessoal para os venezuelanos do abrigo

Educação
Os missionários participaram no dia 23, de uma reunião na Universidade Federal de Roraima (UFRR) no Núcleo Amazônico de Pesquisas e Relações Internacionais (Napri). A pauta foi a necessidade de um pedagogo para validar o ensino do idioma português no abrigo, e a criação de oficinas de artes para os jovens.

Projeto Acolher
Como parte do Projeto Acolher, da UFRR, duas crianças indígenas Warao do abrigo foram selecionadas para participar do Festival de Cinema da Amazônia, que ocorreu no dia 23 no teatro da Universidade. Vários indígenas foram levados para assistir o Festival e as duas crianças selecionadas ganharam um certificado pela participação no Projeto.

No dia 24, representantes do Acnur visitaram o abrigo, percorreram todas as dependências do local, tiraram fotos, conversaram com refugiados e missionários, e verificaram todas as necessidades.

Chegada de novos refugiados venezuelanos no abrigo, 20 indígenas e 10 não indígenas.

O domingo, 25, foi dia de harmonização da base missionária, e no período da tarde foi realizada reunião, pela internet, de atualização e integração entre os missionários da Fraternidade que estão em Carmo da Cachoeira, Brasil, e na Grécia.