Missão Roraima Humanitária – número de imigrantes venezuelanos aumenta em Boa Vista

Sexta 12/05 a 19/05 sexta

Na sexta-feira, dia 12, estudantes da área de audiovisual da Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizaram um trabalho interativo com os imigrantes do abrigo, com a exibição de um filme seguida de debate, e colheram registros em fotos e vídeos para a produção de um material que será exibido futuramente.

Continuam as reuniões diárias com as mães. O grupo tenta transmitir as atitudes da energia maternal e orientar sobre os cuidados com os filhos.

Preparação de bolos no abrigo para a comemoração que ocorrerá no dia seguinte.

O Dia das Mães no CRI – Centro de referência ao Imigrante foi comemorado no sábado, dia 13. Foram feitas doações para as mulheres e realizadas atividades de artesanato. As mulheres Warao apresentaram uma dança, foram distribuídos bolos e depois participaram da celebração de uma missa em uma igreja da cidade de Boa Vista. No período da tarde o abrigo recebeu a visita de membros da Igreja Universal e Assembleia de Deus, que comemoraram o dia com as mães e participaram de momentos de oração com os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

O número de imigrantes venezuelanos de origem indígena aumenta e mulheres com crianças voltam a pedir esmolas nos semáforos próximos a “Feira do Passarão”, na cidade de Boa Vista. A Defesa Civil de Roraima retirou os imigrantes dos locais, pois é proibido pedir esmolas com crianças.

“O fato de cada vez chegar mais imigrantes exige de nós, como Fraternidade, uma atividade mais intensa, um esforço, para poder coordenar o acolhimento, a alimentação, as situações de saúde que se apresentam”, disse Imer, missionário da Fraternidade.

Na segunda-feira, 15, deixaram o abrigo os últimos imigrantes venezuelanos que faziam parte da lista dos que deveriam deixar o local. A decisão foi tomada semanas atrás junto a Defesa Civil de Roraima, para preservar a ordem do local. Neste mesmo dia centenas de imigrantes vindos da Venezuela foram à sede da Polícia Federal na cidade de Boa Vista para fazer documentos.

Novas famílias de imigrantes venezuelanos chegaram ao abrigo na quarta-feira, 17. Os missionários efetuaram a inscrição dos novos abrigados e prestaram assistência médica dermatológica.

Missionários da Igreja Batista de Belo Horizonte visitaram o abrigo e realizaram apresentações de teatro e circo.

No dia 18, os missionários participaram, na cidade de Pacaraima, de um encontro com uma missão da ONU – Acnur e representantes do Governo Federal.

Na sexta-feira, 19, foram recebidas doações de alimentos e um missionário da Fraternidade realizou uma aula de higiene bucal para mães e filhos.