Oficina de Cremes Naturais Curativos

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI)  ofereceu no último dia 29 de maio uma Oficina de Cremes Naturais Curativos para membros da Comunidade-Luz Flor de Lyz e integrantes da Rede-Luz.

Ao todo foram vinte participantes que, conduzidos pela terapeuta Cristina Isabel Rigaud de Abreu, confeccionaram os seguintes produtos: roll-on, óleo cicatrizante e bálsamo respiratório. Na composição dos mesmos, além de creme base e óleos vegetais, foram também utilizados óleos essenciais.

A oficina, que aconteceu na Casa de São José, em Fátima – Portugal, tem como objetivo buscar métodos alternativos para os cuidados da saúde, com atenção voltada também para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

É nessa mesma linha de raciocínio, sobre a importância de se fabricar e utilizar produtos mais naturais e alternativas, que a terapeuta atua e explica: “Não só porque nos tratamos melhor, porque nós fazemos parte da natureza também, mas principalmente porque estamos respeitando mais o meio ambiente”.

Quanto ao respeito ao meio ambiente, a terapeuta vai além, e considera que é necessária uma postura de atenção constante pois, como os produtos utilizados são extraídos da natureza há a necessidade de cautela e austeridade para não extrapolar os recursos naturais, e nesse sentido “menos é mais (…) seja aromaterapia, homeopatia, florais ou suplementos naturais, colaborar na não destruição dos ecossistemas envolve uma utilização responsável, com respeito e equilíbrio”, conclui Cristina.