Semana de Redes e Parcerias Humanitárias

Representantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) participaram das atividades da Semana de Redes e Parcerias Humanitárias (Humanitarian Network and Partnership Week – HNPW) que aconteceu de 2 a 20 de maio, em formato híbrido.

A primeira e a última semana foram realizadas remotamente (online), enquanto a segunda semana (9 a 13 de maio de 2022) aconteceu de forma presencial no Centro Internacional de Conferências (CICG) em Genebra.

A equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) que participou presencialmente do evento foi composta por: frei Luciano (Gestor Geral), Leda Garcia da Eira (Secretária do Conselho), frei Esteban (Coordenador Financeiro da Missão Europa e Assistente do Gestor Geral), frei Juan de Dios (Assistente do Gestor Geral), Rafael Gama Corbetta (Coordenador da Missão Europa) e Anderson Santiago (Gestor de Educação em Emergência).

Representantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI)

Sobre a Semana

A Semana de Redes e Parcerias Humanitárias (HNPW) é uma conferência humanitária anual, um dos maiores eventos do gênero, que oferece um espaço colaborativo para profissionais e especialistas de uma ampla variedade de atores humanitários, incluindo agências da ONU, ONGs, Cruz Vermelha e Movimento do Crescente Vermelho, academia, militares, iniciativas do setor privado e Estados Membros.

Durante o evento, as redes e parcerias realizam suas reuniões e consultas anuais, compartilham seus conhecimentos e colaboram nas melhores práticas para resolver problemas compartilhados.

Participação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI)

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) participou como ouvinte das sessões, aproveitando a relevância das atualizações dos principais debates do cenário humanitário na atualidade. Além disso, também fomentou o networking com algumas das organizações com as quais tem perspectiva de atuar diretamente no âmbito das Missões Europa e África.

Segundo o gestor do Setor de Educação em Emergências, Anderson Santiago, por meio desta participação, em nível institucional, “foi possível perceber pontos em que a organização precisa seguir amadurecendo, sobretudo no quesito da atuação prática, sob a perspectiva dos Setores de Intervenção, além das possibilidades práticas de maior inter-relação de atuação entre os Setores Humanitário, de Desenvolvimento e de Construção de Paz”.

Representantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI)

Anderson Santiago ressalta ainda que: “Apenas quando estes setores estiverem atuando de maneira mais unificada e coesa, é que as emergências humanitárias serão atendidas com maior eficiência e resolubilidade em relação às necessidades vivenciadas pelas populações afetadas. Ao mesmo tempo, há certa tendência – reconhecida amplamente pelo próprio setor humanitário – a um alto grau de teorização, à captação excessiva de informações que não necessariamente levam à ampliação das ações e [à execução de] programas que visam a atender diretamente as populações afetadas”.

Dessa forma, fica clara para a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) a necessidade de se manterem o foco e a prioridade quanto às ações concretas que efetivamente possam ir ao encontro das necessidades vivenciadas nas crises em que os seus servidores humanitários atuam.

Entre os tópicos principais que foram abordados nas mais de 200 sessões realizadas no evento, destacaram-se:

  • Coordenação civil-militar em situações de emergência
  • Soluções com base na natureza
  • Mudanças climáticas
  • Ações preventivas
  • Localização e participação das comunidades afetadas e atores locais
  • Nexo entre os setores humanitário, de desenvolvimento e de construção de Paz.