Plano de Capacitação de Educação em Emergência

Setor de Educação em Situações de Respostas Humanitárias e Emergências da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) concluiu no dia 08 de março o 5° módulo do Plano de Capacitação de Educação em Emergência. Os encontros acontecem de forma on-line, através da plataforma Zoom, todas as terças-feiras, e conta com a participação de cerca de 30 pessoas.

De acordo com Irmã Maria de Lourdes, Ponto Focal do Setor de Educação em Situações de Respostas Humanitárias e Emergências, o objetivo do Plano de Capacitação é fortalecer e aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos dos servidores humanitários voluntários que atuam neste setor, preparando-os para atuarem em diferentes missões e contextos de crise e emergências.

 “O Plano está baseado em três linhas de atuação interligadas e a partir de temáticas transversais que trabalham a Educação Orientada à Superação do Trauma, causado por momentos de crise e catástrofes, Educação de Base Comunitária, tendo como princípio a participação ativa das comunidades afetadas e Educação para a Cultura de Paz, com foco no fortalecimento e preparação de adolescentes e jovens para a reconstrução de seus planos de vida” explica a monja.

Atualmente o Setor de Educação em Situações de Respostas Humanitárias e Emergências da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) é composto por 29 servidores ativos, sendo que cada integrante possui alguma formação, especialização ou experiência em alguma das linhas de atuação do Programa.

“Estamos tendo a oportunidade de partilharmos, entre nós mesmos, os conhecimentos imensamente ricos que possuímos enquanto componentes deste Setor, desenvolvendo nossas capacidades e ampliando nossas possibilidades de serviço”, destaca a Ir. Maria de Lourdes.

Servidora Voluntária Relata sua Formação Avançada em Pedagogia de Emergência

Desde 2011, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) vem, de forma altruísta, prestando serviços humanitários em contextos de emergência no Brasil e no mundo.

Em tempos de demandas por respostas humanitárias cada vez mais crescentes, seja no tocante a catástrofes naturais ou a conflitos, com grande número de refugiados, a qualificação dos voluntários é de vital importância para a manutenção da qualidade do serviço prestado.

São muitas as pessoas de várias áreas do conhecimento que se oferecem para o serviço voluntário. A artista plástica Carolina Echeverry Jiménez, de Cali, Colômbia, é uma delas. Ela atua no Grupo de Intervenção Educacional em Respostas Humanitárias e Situações de Emergência na Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) e está se capacitando em Formação Avançada em Pedagogia de Emergência.

Carolina considera a formação imprescindível para seu trabalho: “Tem sido uma grande oportunidade, pois é uma formação bastante completa, que se baseia na Pedagogia Waldorf e que fornece ferramentas pedagógicas importantes para trabalhar a prevenção do trauma e situações de trauma nas suas fases iniciais”.

Ela elenca os benefícios da formação: “Dá ao servidor humanitário uma visão abrangente do trabalho com crianças e jovens que vivem em situações difíceis e de emergência. Ajuda a identificar e reconhecer os sintomas do trauma para trazer alívio por meio de elementos pedagógicos e artísticos, como rodas, músicas rítmicas, jogos cooperativos, desenho, pintura, entre outros”.

Para ela, o curso une sua formação na pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo Rudolf Steiner, e sua atuação no serviço humanitário. “Relembrar, reforçar e conhecer o profundo trabalho terapêutico que a arte tem em todas as suas expressões e como ela se torna uma grande ferramenta para libertar-se da dor e trazer esperança para pessoas que vivem em situações extremas”, conclui.