Vale Gás

Doação e parceria de entidades junto à Fraternidade – Humanitária (FFHI) beneficiam população vulnerável em Boa Vista-Roraima

Uma iniciativa da Petrobrás em parceria com a Fundação Banco do Brasil (Ação Brasileiros pelo Brasil), e a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros (Coophorta) em trabalho conjunto com a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), distribuiu Vale Gás, que garante a compra de um botijão de gás de cozinha de 13kg, à população de migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade da cidade de Boa Vista, em Roraima.

A ação ganhou espaço no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) e na sede das associações coligadas, no início do mês de março, com a entrega dos vales gás presencialmente.

Vale Gás

Até o dia 10, foram beneficiados diversos organizações como ADRA, Associação de Migrantes Indígenas de Roraima, Coletivo Mulheres Unidas pela Sustentabilidade em Roraima, Conselho Indígena de Roraima, Cooperativa de Costura, Cozinha Solidária, Grupo de Mulheres Indígenas Empreendedoras e Artesãs de Boa Vista, Missionárias da Caridade, Associação Indígena Cultural de Roraima, Mexendo a Panela, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima.

O objetivo foi alcançar as famílias mais necessitadas com o benefício do auxílio gás, tendo como público-alvo as associações e comunidades indígenas, a população migrante e refugiada proveniente da Venezuela, e também a população vulnerável local.

Tomaram parte desta iniciativa cinco servidores humanitários da Fraternidade – Humanitária (FFHI), empreendendo ações como cadastro, distribuição e logística, apoio e suporte à economia doméstica de 350 famílias, através de seus respectivos representantes, que receberam diretamente o benefício.

O servidor humanitário Gabriel Cyrilo nos conta que a entrega dos vales gás foi uma oportunidade de contato com a comunidade local e de entender também a vulnerabilidade socioeconômica presente entre indígenas e não indígenas brasileiros. “Recebemos pessoas desempregadas há muito tempo, pessoas que já vieram três, quatro vezes aqui, para conseguir ter acesso ao benefício e que realmente precisavam. Então, foi uma oportunidade não só de contato”, ele reflete, “mas também de auxílio, muito importante. Acredito que também, para o CCFI, foi oportuno que organizações locais, além das já conhecidas, visitassem o espaço e soubessem o que é oferecido aqui, os cursos e os serviços. Assim o próprio CCFI vai se tornando uma referência, tendo agora e cada vez mais fortalecido esse contato com a comunidade local, principalmente de indígenas brasileiros”, conclui.

Vale Gás

Lyslin Perez, da Associação Kapoi (Associação Cultural Indígena de Roraima), agradece profundamente a todos os que colaboraram para que o Vale Gás chegasse a muitas famílias indígenas, contribuindo para que elas estivessem bem, num momento tão difícil de pandemia, quando muitos ficaram doentes, perderam seus empregos, seus entes queridos, e algumas dessas famílias não tinham acesso ao gás há mais de dois meses. “O Vale Gás trouxe alegria ao povo indígena, e por isso estou aqui com meu coração grato pelas pessoas que trabalharam em prol disso. Quero agradecer e pedir a Deus que lhes abençoe grandemente… Porque não é só o Vale Gás, e sim o amor ao próximo. Gratidão!”, finaliza ela.

Prestadora de serviço da Coopehorta, Aldirene Souza reitera: “o auxílio gás foi uma iniciativa da Petrobrás em parceria com a Fundação Banco do Brasil, através da Ação Brasileiros pelo Brasil, e a Coophorta foi uma parceira para que esse auxílio pudesse chegar até essas famílias de vulnerabilidade social”.

União de esforços e propósito humanitário, essas parcerias nos inspiram e nos fazem querer conhecer de perto realidades onde podemos atuar, somar, transformar. Convite ao contínuo exercício da fraternidade.