Rede-Luz Argentina participa de formação sobre o Manual Esfera

Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), iniciou em maio uma formação de nove módulos sobre o Manual Esfera, para a Rede-Luz Argentina. O treinamento surgiu em resposta a uma solicitação da Rede-Luz do Sul da Argentina, motivada pela situação dos incêndios ocorridos na zona sul do país nos últimos meses, mas acabou se estendendo para a toda a Rede-Luz Argentina.

Rede-Luz Argentina participa de formação sobre o Manual Esfera

“Este grupo estava preocupado em poder dar algum tipo de resposta no futuro à questão dos incêndios que estavam ocorrendo no sul do país, e este treinamento é uma abordagem a esta resposta humanitária, que visa compartilhar práticas e abordagens práticas que lhe permitam compreender a situação e agir”, explica Angélica del Luján Baglivo, integrante das equipes de coordenação do subcomitê de T&D e da Secretaria da Sede.

Os três primeiros módulos do treinamento estão ligados ao conteúdo do Manual Esfera, os capítulos essenciais e os capítulos técnicos, e uma abordagem para a aplicação das Normas Esfera em Cenários Urbanos. A média de participantes ultrapassa 120 pessoas e segundo Angélica, apesar de ser um grupo heterogêneo, é muito focado e mostra um alto nível de comprometimento, prontidão para propostas, bem como disposição para fazer os esforços necessários para dar os passos que um novo aprendizado implica.

“O curso está realmente me dando novas ferramentas e conhecimentos tão necessários para esta época. As aulas foram muito claras e os tópicos abordados são explicados com exemplos concretos de situações de emergência e ação humanitária. A agenda do curso é muito ampla e completa”, avalia a participante da formação, Gladys Romero.

Rede-Luz Argentina participa de formação sobre o Manual Esfera

Marisa Gatti, integrante da Rede-Luz do Sul da Argentina, destaca a importância da formação, não apenas para aqueles que irão participar diretamente das missões humanitárias: “acredito que essa preparação serve a todos nós em caso de uma possível situação em nossos lugares particulares”, comenta.

Angélica também fala sobre como está sendo a experiência a partir de quem está ministrando o treinamento: “Este processo de adaptação de nossas visões a outras necessidades tem sido muito enriquecedor. Também a virtualidade é um desafio que nos permite trabalhar a nossa tolerância, as nossas limitações. Sabemos que o trabalho em grupo sempre estimula o crescimento conjunto, mesmo que este seja um grupo virtual”.

Rede-Luz Argentina participa de formação sobre o Manual Esfera