Relatório das atividades do primeiro semestre de 2023 na Missão Angola Humanitária

Este relatório destaca os resultados da colaboração entre a Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI) e a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), sobretudo de abril a junho de 2023, na Missão Angola Humanitária. 

É importante ressaltar que as equipes de servidores humanitários voluntários continuaram e aprofundaram essas iniciativas ao longo de todo o ano de 2023 e seguem atuando agora em 2024. Isso ocorreu com o apoio dos colaboradores da OCSI e com a participação direta das crianças e adolescentes que residem na Casa da Criança Santa Isabel, o principal projeto da instituição.

Iniciada em 2019, a parceria foi retomada em 2022, após o período pandêmico, culminando em implementações significativas ao longo de 2023, com o intuito de enfrentar vulnerabilidades sociais decorrentes do recente contexto de desenvolvimento do país, que superou uma guerra civil há 22 anos.

Os projetos implementados em parceria com a OCSI, associação privada sem fins lucrativos fundada em 1996, dariam apoio e articulação no desenvolvimento da instituição, a partir dos seguintes Setores de Intervenção:

  • Meios de Vida e Soluções Duradouras
  • Educação Inclusiva e Orientada à Superação do Trauma
  • Capacitação
  • Apoio em saúde

Foram desenvolvidas diversas capacitações, entre elas:

Capacitação da equipe da OCSI: promoveu o fortalecimento do trabalho da equipe e da comunicação interna, além de atualizações no organograma.

Oficinas de promoção de higiene e saúde: foram executados mutirões coletivos de limpeza e organização de espaços (depósitos, despensa de alimentos, salas e casa do escritório da instituição). Realizaram-se capacitações em confecção de produtos de limpeza como sabão em barra, sabão líquido, sabão em pó e desinfetante.

“As oficinas têm me ajudado muito, não só por acrescentar aprendizados de química e matemática, mas também por ser um conhecimento novo, que posteriormente poderei levar para toda a vida e, no decorrer do tempo, poderei aprofundar mais e passarei a produzir sabões mais estáveis, não só para suprir a necessidade da Casa, mas também para comercializar”, compartilha Atanásio, de 16 anos, jovem que vive na OCSI.

Missão Angola

Oficina de Padaria: foram elaborados pães para a Casa da Criança Santa Isabel. Essa tarefa vem sendo realizada uma vez por semana.

“Gostei de participar da oficina; a Irmã Rosa me ensinou a fazer o pão. Isso começou com o primeiro grupo de servidores humanitários; ela nos ensinou a fazer o pão, nós sabíamos e conseguimos aprender. Foi importante, pois nós conseguimos fazer o pão para dar às crianças da Casa; assim, não precisamos gastar dinheiro na padaria”, conta Clementino João, adolescente de 14 anos que vive na OCSI.

 Estruturação do Setor de Comunicação OCSI: Foram realizadas atividades de registro e capacitação, incluindo aprimoramento de técnicas fotográficas e de vídeo, redação de textos, seleção de imagens, edições, design gráfico e validação de conteúdos, além da divulgação das atividades

Também foram realizadas melhorias na infraestrutura da Casa da Criança, que incluíram a manutenção de espaços da Casa da Criança e do Escritório.

Atividades com jovens promoveram rodas de conversa e momentos de reflexão, fortalecendo valores como verdade e colaboração. Encontros com crianças e jovens com deficiência estimularam o desenvolvimento pessoal e social, baseados na “Aula que Cura”.

Destaca-se ainda a Oficina Menina Mana, focada na educação feminina sobre anatomia, ciclo menstrual e autocuidado, onde as participantes expressaram apreço pelo conhecimento adquirido.

Essas iniciativas não apenas atendem às necessidades imediatas, mas também promovem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e jovens acolhidos pela OCSI, bem como de toda a equipe de colaboradores e gestores desta instituição.

Os servidores humanitários voluntários que compõem a equipe da Missão Angola Humanitária destacam a importância do diálogo permanente com a equipe de gestão da OCSI para fortalecer a construção conjunta entre as equipes, visando garantir a continuidade e o aprofundamento no desenvolvimento dos projetos. Durante este ciclo da intervenção, essa interação se revelou fundamental para alinhar estratégias e superar desafios, promovendo uma abordagem mais integrada e eficaz.

Cada iniciativa implementada proporcionou valiosos aprendizados sobre a diversidade cultural local, as tradições e as qualidades inspiradoras dos indivíduos. Os servidores humanitários puderam vivenciar de perto a riqueza dessas experiências, que não apenas tocaram profundamente seus corações, mas também proporcionaram reflexões importantes para toda a vida. O respeito, a alegria contagiante e a resiliência observados serviram como fonte de inspiração e motivação para continuar a contribuir com o aprimoramento das intervenções humanitárias.

Além do impacto pessoal, os aprendizados adquiridos durante a Missão Angola Humanitária trouxeram valiosos impulsos para o aprimoramento da resposta humanitária, não apenas nesse contexto específico, mas também em outras intervenções futuras.

“Essa troca de conhecimento e experiências fortalece não apenas o trabalho da equipe, mas também a capacidade de adaptar e melhorar continuamente as práticas de assistência humanitária em diferentes contextos e comunidades vulneráveis”, destacam.

Os próximos passos incluem a continuidade dos projetos e a ampliação das iniciativas de educação social, como projetos de educação física, confecção de sapatos e atenção à saúde.