Laboratório de Oficinas

O Laboratório de Oficinas, um dos componentes do Plano Conjunto realizado em uma parceria entre a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) e a Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência (INEE), teve como finalidade preparar facilitadores para atuar com temáticas como o papel da educação na prevenção de desastres, gestão de riscos e atuações em situações de emergências, tendo sido destinado às filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

No período de agosto a novembro de 2023 foram desenvolvidas 12 oficinas temáticas, que totalizaram a participação de 122 representantes das filiadas: Comunidade-Luz FigueiraCampanha Juventude Pela Paz, Comunidade-Luz Aurora, Casa Luz da Colina e Escola Parque Tibetano, além da rede de colaboradores da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI).

Fátima Cavalcante, servidora humanitária voluntária e coordenadora do projeto, avalia que “o Laboratório proporcionou um espaço de construção conjunta, visando a revisão de valores para a prevenção, proteção e cultura de paz, onde educadores exploraram poesia, contos, imagens e expressões artísticas, buscando, através da arte-educação, examinar suas experiências e vivenciar os temas propostos”.

“A metodologia envolveu os participantes em debates e atividades expressivas e lúdicas ao longo de quatro blocos temáticos, enfocando o bem comum, a ética e o pertencimento, a participação responsável e o respeito à diversidade. A abordagem prática e criativa do Laboratório gerou autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência, descoberta de talentos e a construção de um ambiente seguro de aprendizagem. Foi além das expectativas, revelando-se um espaço de crescimento pessoal e coletivo, surpreendendo com o impacto positivo na criatividade e no desenvolvimento dos participantes”, comenta.

A servidora humanitária voluntária e colaboradora do projeto, Blanca, destaca que os temas-chave abordados também buscaram atender às demandas educacionais que surgiram pós-pandemia, favorecendo o diálogo e a escuta empática. “O Plano Conjunto procura aliviar o sofrimento e abordar o trauma por meio da pedagogia de emergência”.

A Educação é um lugar para o autoconhecimento

Partindo de uma educação para valores, as oficinas trabalharam temas-chave como redução de riscos de desastres, requisitos mínimos em educação e escola segura. Os módulos presenciais incluíram a proteção de crianças e adolescentes, a segurança escolar e a proteção ambiental.

A Oficina “O autoconhecimento como caminho para guiar a outros” teve uma grande repercussão entre os participantes, ao trabalhar com educadores a consciência do próprio crescimento e da autotransformação como meio de ampliar horizontes em sua prática educativa, e ser um fator de mudança e de inspiração aos demais.

Álvaro, jovem residente da Comunidade-Luz Figueira, destaca que a roda de conversa sobre autoconhecimento possibilitou a ele e aos outros participantes expressar sentimentos e refletir sobre experiências passadas. Pontua que a atmosfera fraterna das oficinas e a troca de conhecimentos possibilitou o crescimento pessoal. “Participar desse espaço foi uma realização significativa, permitindo a expressão de minha essência”. 

Blanca enfatiza que as lições aprendidas destacam o valor do autoconhecimento, respeito pela vida, comunicação não violenta, convivência pacífica e consciência ambiental. O processo vivencial promoveu o resgate de valores humanos, reconhecendo a singularidade de cada participante, resultando em crescimento mútuo. “Uma jornada de aprendizado muito enriquecedora, guardada no coração, e com potencial para irradiar valores em meio à crise fundamental de valores que enfrentamos”, conclui.