Reunião de Consulta Organizacional para revisão da Norma Humanitária Essencial

No dia 27 de setembro, os dez servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) sediados em Fátima, Portugal, reuniram-se para dar início a uma consulta grupal de como a organização trabalha com os nove compromissos da Norma Humanitária Essencial (NHE).

A Norma Humanitária Essencial refere-se à qualidade e à responsabilidade que pessoas e organizações envolvidas na resposta humanitária devem adotar para dar qualidade e eficácia aos cuidados que prestam às vítimas de crises e conflitos. A norma também traz métricas para facilitar a prestação de contas às comunidades e indivíduos afetados por uma crise humanitária.

Os nove compromissos da NHE são assumidos voluntariamente pelas agências que aspiram a dar uma resposta de maior qualidade às populações afetadas por crises e são baseados em princípios de humanidade, imparcialidade, independência e neutralidade.

O encontro teve continuidade nos dias 6,12 e 14 de outubro, com o objetivo de gerar uma reflexão sobre quão pertinentes e adequados são os compromissos. As conclusões obtidas pelo grupo serão compiladas num formulário pré-definido e encaminhado à Associação Esfera, sendo um dos muitos elementos que irão contribuir para a revisão da NHE.

O servidor humanitário e capacitador nas Normas Humanitárias Esfera, Ricardo Treno, explica que “A NHE deve ser atualizada de tempos em tempos, procurando adequar-se às mudanças de contextos e crises, para isso, as organizações como a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), as comunidades afetadas e os indivíduos que participam das respostas humanitárias, podem dar o seu parecer sobre a utilidade da NHE na qualidade da resposta e na prestação de contas”.

Ricardo Treno destaca ainda que “Este processo de atualização é muito válido. É importante a NHE adaptar-se a novos contextos, para continuar a ser algo relevante na prática. Este grupo de servidores humanitários está dando a sua contribuição ao processo de revisão, já que todos tiveram experiência em primeira mão com estes Compromissos”.

Gabriel Cyrilo, servidor humanitário que também participou do encontro, comenta: “Considero esse processo de consulta interna como uma oportunidade de reflexão e amadurecimento em relação à NHE. Ser parte da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), instituição membro do Conselho Esfera e Ponto Focal das Normas Humanitárias no Brasil e em Portugal, me traz esse impulso de querer me aprofundar nos Compromissos como referência de modelo de prestação de contas e qualidade em uma resposta humanitária”.