Semana de Parceria Humanitária Regional

Integrantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) participaram da Regional Humanitarian Partnership Week 2022 (Semana de Parceria Humanitária Regional) em Bangkok, Tailândia, nos dias 04 a 08 de dezembro.

O Workshop abordou a atuação, os desafios e as estratégias da ação humanitária na região da Ásia-Pacífico diante das complicações ambientais agravadas pelas mudanças climáticas, assim como a instabilidade política, crise econômica e seus efeitos na região.

A Semana de Parceria Humanitária Regional foi organizada pela Rede Asiática de Redução e Resposta a Desastres (ADRRN), Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Serviço Mundial da Igreja Aisa (CWSA) e Conselho Internacional de Agências Voluntárias (ICVA) e contou com a participação de profissionais de diversas áreas, acadêmicos, doadores e outros parceiros relacionados.

“Foi um evento de qualidade que tratou diversos temas transversais como prestação de contas e medidas de proteção, proporcionando o intercâmbio de informações e boas práticas entre atores sociais e humanitários de mais de 15 países, pertencentes aos 4 cantos do mundo”, destacaram os servidores humanitários Tissianie Cardoso Almeida e Gabriel Cyrilo.

Outro tema de grande relevância apontado pelos integrantes da  Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI) é o conceito de mentoria que foi abordado como uma forma acessível de compartilhar experiências práticas e teóricas com objetivo de concluir um projeto destinado a populações afetadas.

“Todos podem ser mentores e mentorados, pois todos têm conhecimentos que podem ser compartilhados no intuito de aprimorar a ação e resposta como atores humanitários e melhor entregar ajuda aos necessitados.  Esse é o principal objetivo dos voluntários da Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI)”, enfatizam.

Além do conteúdo do workshop, como ponto focal Esfera no Brasil e em Portugal, a Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI) teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho com as Normas Esfera e a forma como busca entregar qualidade e integridade em suas ações baseadas nas Normas Humanitárias Essenciais (NHEs).

O projeto de segurança alimentar também foi apresentado através de exemplos práticos das amostras de frutas e sopas desidratadas, da farinha multimistura e do protótipo do desidratador solar. O projeto despertou interesse dos demais participantes que também apresentaram pontos de melhoria a ele.