Um dia dedicado à paz mundial

O Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, celebra a importância da fraternidade e da solidariedade para a construção de um mundo pacífico e sustentável. Gestos concretos de solidariedade e fraternidade exprimem amor pelo outro e nos evocam a reconhecer a nossa responsabilidade individual e coletiva na promoção da paz.

Ao promovermos a paz também estamos construindo meios para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) sejam alcançados, pois estes, visam criar sociedades mais justas e inclusivas, livres do medo e da violência e promotoras dos direitos humanos.

Em função do respeito e adesão aos princípios universais dos direitos humanos e em favor da construção da cultura de paz é que a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) desenvolve ações que garantem, em diferentes circunstâncias, a qualidade da resposta humanitária às pessoas assistidas nas diferentes crises em que atua ao redor do mundo.


O Dia Internacional da Paz também ​incentiva os jovens a se dedicarem ao serviço abnegado para alcançarmos os ODS e contribuirmos para a construção de uma paz sustentável. Cada um de nós, e todos nós juntos, podemos ajudar a levar nosso mundo a um futuro mais equânime, justo e seguro para toda a humanidade.

Ações para a paz

Solidariedade e fraternidade permeiam todas as ações desenvolvidas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI). Seja na promoção do diálogo e da troca intercultural, seja no incentivo à educação e à formação, como fatores de desenvolvimento e fomento ao trabalho.

As ações da Missão Roraima Humanitária têm como foco o comprometimento com o bem comum, a construção da cultura de paz, o respeito pelo valor e dignidade das pessoas indígenas em situação de refúgio: “Atuamos na busca por soluções duradouras para todos que se integram às atividades culturais e capacitações que acontecem no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI)”, explica o servidor humanitário Ricardo Treno, coordenador do CCFI.

Essas ações são desenvolvidas pelos diversos setores de intervenção da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI): Educação em Situações de Emergência e Respostas HumanitáriasMeios de Vida e Soluções DuradourasRelações Institucionais, Negociação e Diálogo HumanitárioCapacitação HumanitáriaCoordenação e Gestão de Acampamentos (CCCM), realizadas atualmente no BrasilAngolaPolôniaPortugal e onde quer que a presença da organização se faça necessária.

Que neste ano de 2023, sejamos construtores de um mundo onde o cuidado com o bem comum, a empatia, a fraternidade e a solidariedade superem as desigualdades, a violência, a desconfiança e o ódio.