Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos

29 de setembro é o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, data criada pelas Nações Unidas com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância desse tema e avançar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, para garantir padrões justos e sustentáveis ​​de consumo e produção de alimentos.

O Índice de Desperdício de Alimentos, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), estima que 931 milhões de toneladas de alimentos no mundo, ou 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foram para o lixo das residências (61% do total), restaurantes e outros serviços alimentares (26%) e varejos, como os supermercados (13%).

Um paradoxo alarmante em um mundo em que, segundo o relatório da ONU – O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), lançado em julho de 2023 -, 735 milhões de pessoas passam fome ou estão em níveis preocupantes de insegurança alimentar.

No Brasil, uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) constatou que mais de 125 milhões de brasileiros não fazem as três refeições diárias e 33 milhões passam fome, enquanto são desperdiçadas anualmente mais de 27 milhões de toneladas de alimentos.

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) desenvolve diversas iniciativas e ações para mitigar o impacto da insegurança alimentar nos grupos que assiste em AngolaBrasil e Portugal.

Desde a sua fundação, promove um ideal de alimentação baseada na simplicidade, na adaptabilidade ao que se produz em cada local e na saúde integral, com iniciativas permeadas por práticas sustentáveis e de interação com a natureza.

Ao longo de seus anos de atuação, realiza o estudo e a implementação de práticas de autossustentabilidade que visam ao aprimoramento de procedimentos necessários para a geração de produtos que atendam às necessidades das populações mais vulneráveis, bem como ao cultivo de hortícolas, podendo ser adaptado para diferentes contextos de crises sociais e humanitárias.

Esse tipo de atividade enquadra-se nas ações que lidam diretamente com a Segurança Alimentar, especificamente com a Norma 3, tal como previsto nas Normas Humanitárias Esfera.

Captação de excedentes de produção de frutas e vegetais

Servidores humanitários da  Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) desenvolvem  ações  em Portugal no âmbito do Projeto de Alimentação e Segurança Alimentar, em que expandem a rede de contato com produtores, captando excedentes de produção que seriam na maior parte das vezes desperdiçados. Os desperdícios alimentares acontecem, em geral, pelo excesso de produção de frutas e demais vegetais que, por não serem comercializados e não serem escoados por outras vias, perdem-se nas plantações.

As doações são beneficiadas em produtos como geleias e desidratados, que contribuem tanto para a autossustentabilidade da Missão Europa como para traçar modelos de distribuição para as missões humanitárias da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) em outras regiões do planeta.

Farinha Multimistura

A farinha multimistura é um complemento alimentar para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, com aproveitamento integral de alimentos disponíveis regionalmente.

A farinha multimistura enriquece a dieta habitual com diversos minerais, vitaminas e fibras e é composta por farelos torrados (arroz, trigo e milho), pó de folhas verde-escuras (mandioca, abóbora, batata doce ou moringa) e sementes trituradas (gergelim, abóbora, melancia, girassol ou amendoim).

Esse complemento alimentar é uma preciosa ferramenta nestes tempos em que a fome e a má nutrição são grandes responsáveis pela morte e pela debilidade na saúde de grande parte da população de nosso planeta, como consequência da pobreza, da desigualdade social, dos conflitos armados e das crises climáticas.

Desidratação de alimentos

A desidratação de alimentos é uma valiosa forma de conservar frutas e legumes, aproveitando os recursos sazonais da natureza e fazendo-os perdurar por prazos mais amplos. Consiste em retirar boa parte da água dos vegetais, concentrando suas calorias nutritivas, benefícios e propriedades físicas, como a cor e o sabor, e garante uma maior preservação de seus nutrientes, minerais e vitaminas.

Madre Teresa, servidora da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), destaca a importância de se conhecer a técnica de desidratação de alimentos “em uma sociedade em que  o desperdício de alimentos é um desafio a ser superado”.

Chamado à Ação

O dia de hoje é uma oportunidade para se pensar mecanismos de prevenção à perda e ao desperdício de alimentos em todo o mundo. É um chamado para que setores público e privado, a ciência e as pessoas desenvolvam ações mais justas, colaborativas e sustentáveis de consumo e descarte de alimentos. 

Acesse mais informações sobre atividades desenvolvidas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) na área de Segurança Alimentar e Nutricional:

Nós e a Alimentação

Segurança Alimentar

Multimistura