Comemoração do Dia do Índio

O Dia do Índio foi comemorado na Secretaria do Índio do Estado de Roraima em 19 de abril, das 14h às 20h. O referido órgão foi o responsável pela organização do evento e contou com a participação de vários grupos que trabalham com os povos indígenas.

Estiveram presentes representantes indígenas brasileiros das etnias Yekuana, Ingaricó, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Yanomami e grupos étnicos venezuelanos como E’ñepa e Pemon, e teve como objetivo a integração dos povos nativos dos dois países.

As associações indígenas envolvidas foram: OMIR (Organização de Mulheres Indígenas de Roraima), KAPOI (Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima), Artesanato e Danças Parixara, ODIC (organização de indígenas da Cidade) e AMIR (Associação dos Migrantes Indígenas de Roraima), que se encarregou da apresentação musical.

A programação incluiu danças, exposição e venda de artesanato pela associação Parixara, rodas de conversas e apresentações, além de depoimentos de colaboradores da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) que se expressaram sobre a experiência e as lições aprendidas.