Missão Roraima Humanitária seguirá em 2022 com o serviço de apoio aos mais necessitados

A partir de janeiro de 2022, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) deixa a coordenação dos cinco abrigos indígenas no estado de Roraima, Brasil, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), mas mantém a gestão do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) com a Operação Acolhida. A Missão Roraima Humanitária seguirá com o serviço aos mais necessitados.

Missão Roraima Humanitária seguirá em 2022

Inaugurado em maio de 2021, o Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) idealizado pela Fraternidade – Humanitária (FFHI), em parceria com a Operação Acolhida e o ACNUR, tem como objetivo ofertar gratuitamente, cursos profissionalizantes e oficinas de capacitação à população indígena migrante e refugiada, e desta forma, possibilitar condições para que alcancem a autonomia socioeconômica.

Está previsto também que as atividades realizadas no CCFI sejam abertas para as comunidades indígenas locais que tenham interesse em usufruir dos serviços oferecidos.

Juntos Somos Mais Fortes

Missão Roraima Humanitária seguirá com o serviço de apoio aos mais necessitados, mantendo sempre como princípio básico o alívio da dor e o resgate da dignidade humana.

Em 2022, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) continuará se empenhando na construção de soluções duradouras de maneira colaborativa com as diversas instituições que também trabalham para que refugiados e migrantes possam vislumbrar no horizonte a esperança de reconstruírem as suas vidas.

Importância da participação do ACNUR na resposta à crise venezuelana no Brasil

A entrada da Agência da ONU para os Refugiados(ACNUR) na resposta humanitária brasileira à crise venezuelana, em 2017, trouxe uma série de benefícios, além de agregar o know-how de uma instituição que trabalha com pessoas refugiadas em todo o mundo, também trouxe o aporte orçamentário de doadores internacionais para que as condições da resposta fossem melhoradas.

Desde então, diversas ações foram realizadas pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) com o apoio do ACNUR: gestão de cinco abrigos para pessoas refugiadas e migrantes no estado de Roraima, criação do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), publicação de material informativo (como cartilhas e relatórios), a coordenação do Alojamento de Trânsito de Manaus (ATM) e diversas ações que possibilitam o desenho de estratégias com foco em soluções duradouras para que refugiados e migrantes possam recomeçar dignamente as suas vidas no Brasil.

Missão Roraima Humanitária seguirá em 2022

Saiba mais, acesse: Missão Roraima Humanitária

Agradecimento

Fraternidade – Humanitária (FFHI) agradece ao ACNUR pelo compromisso assumido ao longo dos quatro anos de atuação em parceria na resposta humanitária à crise venezuelana que trouxe esperança e a possibilidade de recomeço a milhares de famílias que perderam tudo o que tinham ao deixar seu país de origem.