Missão Turquia Humanitária

Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) enviou à Turquia, no período de 21 de março a 6 de maio, uma equipe de servidores humanitários voluntários composta por Martin, Imer, Flora, Francisco, Ricardo Baumgartner, Aajhmaná, Maria Izrael e Alejando, que somou esforços com organizações locais prestando assistência às vítimas do terremoto ocorrido em fevereiro.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a estimativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas estejam desabrigadas. Mais de 160 mil edifícios, que ao todo continham 520 mil apartamentos, desabaram ou foram severamente danificados nos tremores que atingiram 11 províncias do país.

A maioria dos afetados está vivendo em tendas ou containers organizados em acampamentos distribuídos por toda a região. A resposta humanitária ainda está na fase emergencial, que tem como foco mitigar as perdas vividas por milhares de pessoas.

De acordo com os servidores humanitários, “O estado de alerta se mantém perceptível, devido à possibilidade de novos abalos sísmicos que possam vir a agravar a situação atual”.

O governo do país está respondendo às diversas necessidades da população através da Agência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD) e realiza a distribuição de água potável, alimentos, kits de higiene pessoal, roupas pessoais e roupas de cama, tendas e containers.

 “Nós andamos por vários lugares e pudemos ver cidades inteiras totalmente destruídas e que praticamente vão ao chão para depois serem reconstruídas.  Por um lado, a gente vê uma destruição total, mas, por outro, vemos um movimento bastante intenso, solidário”, pontua Ricardo Baumgartner.

Diagnóstico

A equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) se deslocou de Ankara, capital da Turquia, para a zona sul na província de Hatay, uma das mais afetadas, em uma viagem de reconhecimento e diagnóstico da realidade local.

Nesse itinerário, a equipe se encontrou com moradores e representantes institucionais locais e pôde constatar as enormes perdas na cidade de Antioquia e outras pequenas cidades, próximas à fronteira com a Síria.

A partir das avaliações e diálogos, a equipe se preparou para apoiar e prestar assistência no que os representantes das comunidades visitadas indicaram como prioridade.

“Como é de costume da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), buscamos sempre somar esforços com outras organizações que já estejam atuando, para que possamos compreender melhor o contexto e nos juntarmos a essas organizações e, dessa forma, podermos chegar às pessoas que mais necessitam”, explica a servidora humanitária Aajhmaná.

Exercícios preparatórios

O treinamento da equipe e a prática de exercícios preventivos com a comunidade são de suma importância para reduzir riscos e prevenir perdas. As pessoas devem saber o que fazer frente a uma situação de emergência.

Nas sessões desenvolvidas pela equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) foram exercitadas ações preventivas relacionadas a situações de catástrofe, como prevenção de acidentes, postura e atitudes de proteção, simulacros de evacuação, oficinas sobre a utilidade de diversos nós em situações de emergência e outras informações relevantes ao contexto.

“Experiências prévias, formação específica e atuação em campo fazem parte do acervo da equipe deslocada para dar resposta na fase de recuperação após o desastre”, destaca Imer.

Logística Humanitária

Em situações de desastres naturais como furacões, enchentes, terremotos, maremotos ou atentados terroristas e emergências humanitárias mais complexas, a Logística Humanitária é essencial para que os suprimentos cheguem ao seu destino de maneira correta e em tempo oportuno.

Dentro da cadeia de assistência, a Logística Humanitária tem que operacionalizar a resposta com prontidão e atender o maior número de pessoas, evitar falta e desperdício, organizar as diversas doações que são recebidas e, principalmente, atuar dentro dos limites orçamentários.

“A Logística Humanitária permite fazer a gestão das necessidades materiais que surgem nas crises humanitárias, emergências e catástrofes, de modo que os recursos sejam bem aproveitados e cheguem às pessoas de forma adequada e no tempo certo, segundo a Norma Humanitária Essencial do Projeto Esfera”, avalia Imer.

Dentro desse escopo da resposta humanitária na Turquia, a equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) foi convidada a colaborar no Centro de Coordenação de Hatay, que concentra as operações da AFAD, responsável pela resposta às vítimas do terremoto.

Assim, a equipe atuou na organização e estruturação de depósitos que recebem doações de produtos para alimentação e nutrição, kits de cozinha, água mineral, roupas de cama, Elementos de Proteção Individual (EPIs) e roupas e calçados que chegam de diversas partes da Turquia e de outros países.

Muitos caminhões chegam diariamente a esses espaços para carregar mantimentos para outras cidades e centros de distribuição; algumas pessoas e famílias também vão ao local para retirar itens de necessidades básicas.

Imer avalia que “o apoio da equipe foi determinante para o sucesso da ação, devido à experiência adquirida em missões desenvolvidas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) em Roraima, fronteira do Brasil com a Venezuela, UruguaiChileEtiópia e Grécia”. 

Educação em Situações de Emergências

Lamentavelmente, as adversidades inerentes aos desastres naturais ameaçam o desenvolvimento saudável e podem alterar permanentemente as vidas de crianças e jovens, trazendo como consequência maus resultados de aprendizagem e instabilidades emocionais e cognitivas.

Um dos grandes temas de debate na sociedade turca é o futuro das crianças e jovens atingidos pelo terremoto. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número de crianças afetadas chega a 5 milhões.

Os direitos de crianças e jovens não ficam em suspenso durante uma situação de emergência e isto inclui também o direito à educação. Uma educação de qualidade protege o desenvolvimento e apoia o bem-estar psicossocial. Em tempos de crise, a educação oferece às crianças e jovens um sentimento de esperança e assegura a proteção física, psicossocial e cognitiva que pode sustentar e salvar vidas.

Os servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), por meio do Setor de Intervenção Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, desenvolveram diversas atividades de arte-educação durantes as visitas que realizaram a alguns abrigos.

Arte-Educação nos abrigos

Nas duas visitas realizadas ao abrigo Narlica-1 Cardirkenti, que acolhe cerca de 1500 pessoas, das quais 560 são crianças, desenvolveram atividades lúdicas com as crianças que tiveram suas escolas destruídas pelo terremoto e visitaram algumas famílias, com as quais puderam realizar uma escuta ativa e diálogo fraterno.

Gerenciado pela AFAD, esse abrigo, que está localizado na cidade de Antaquia, possui uma estrutura organizada, com tendas, banheiros, espaços para as crianças, grande tenda comunitária central de usos múltiplos, ruas de concreto, segurança, água potável, atendimento em saúde, mesquita para práticas religiosas e outros serviços.

Na cidade de Samandag, a 25 km da fronteira com a Síria, apoiaram as ações desenvolvidas por um grupo de professores voluntários que se organizaram para abrir uma escola alternativa, possibilitando a continuidade dos estudos a crianças e jovens que tiveram suas escolas destruídas pelo terremoto.

 Auxiliados pelos professores, desenvolveram diversas dinâmicas de ritmo, coordenação e movimentos, e também uma oficina de cordas e nós para serem aplicados em situações de emergência com as crianças e os adolescentes.

Ricardo Baumgartner exaltou o trabalho desenvolvido por esse grupo de professores que tomou a iniciativa de continuar ensinando crianças e jovens, para que o impacto do terremoto não os afetasse psicologicamente.

Dia das Crianças

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) apoiou a fundação Füsun Sayek e a prefeitura local na organização da festa de celebração do Dia da Criança, comemorado na Turquia em 23 de abril.

O evento aconteceu em um espaço aberto da cidade de Arsuz e contou com a presença de autoridades locais e a participação de muitas famílias, que desfrutaram com suas crianças das atividades propostas.

A equipe da Missão Turquia ajudou na organização do espaço, que contou com um palco para apresentações musicais e tendas para atividades recreativas, além de distribuição de balões, brinquedos e guloseimas.

O grupo da Missão realizou diversas dinâmicas de integração entre as crianças, jovens e adultos através de música, dança e jogos lúdicos. No final do evento, a equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) colaborou com os organizadores do evento na desmontagem das estruturas e harmonização do espaço.

Cuidado com os animais

Em tragédias como a ocorrida na Turquia, os animais ficam em estado de extrema vulnerabilidade e também precisam ser resgatados, tratados e destinados a locais adequados. Além de ser um gesto de amor, o cuidado com os animais impacta diretamente na saúde pública e exige medidas de controle e prevenção de surtos de doenças.

Em meio a todos os desafios vivenciados, um grupo de veterinários se organizou voluntariamente para abrir um espaço de atendimento a animais domésticos resgatados dos prédios que desabaram.

Esse espaço funciona no Park Ataturk, cedido pelo governo da cidade de Hatay, e ali a equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) se somou a esses voluntários, contribuindo na ordenação de estoque de medicamentos e insumos, na reparação da cerca e instalações hidráulicas, na limpeza geral e também realizando passeios com os cães.

Esses veterinários também perderam suas casas e clínicas e, em alguns casos, sofreram perda de familiares ou ficaram soterrados no primeiro dia, até serem resgatados. Mesmo dentro desse panorama, decidiram organizar esse espaço de atendimento.

“Essas pessoas sofreram muito, perderam tudo, na verdade; e, ainda assim, se colocam engajadas, disponíveis e dispostas para atender outras necessidades.  Mesmo em tendas, montaram um espaço para atender os animais afetados pelo terremoto, machucados e lastimados. Com muita felicidade – com dor, mas com muita felicidade -, eles estão ali diariamente, colaborando para que mais vidas sejam salvas, resgatadas”, comenta, emocionada, Aajhmaná.

Relações institucionais

Ao longo dos anos de sua atuação em respostas a crises e situações de emergência, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) desenvolveu suas atividades sempre embasada na cooperação, na construção e no fortalecimento de vínculos e parcerias entre organizações nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais, com valores e objetivos transversais.

Durante a ação na Turquia não foi diferente. Os servidores humanitários tiveram um encontro de apresentação da Missão Turquia Humanitária na Embaixada do Brasil e com o chefe do Departamento de Emergências para Desastres Naturais de Ankara, para aprofundar informações oficiais e avaliar ações conjuntas.

A equipe gestora da Missão esteve com representantes governamentais locais da Província de Hatay e com o responsável da igreja Cristã Ortodoxa da região. Também realizou uma visita ao representante das Nações Unidas do On-Site Operations Coordination Center (OSOCC), localizado no estádio de Hatay, de onde são organizadas e coordenadas as ações das ONGs humanitárias e agências da ONU.

Dentro das estratégias de atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), também está incluída a ação conjunta com as populações afetadas, buscando soluções integradas e ações complementares, para que a resposta social e humanitária possa atender ao ritmo incomum das emergências com eficiência, humanidade, respeito aos direitos humanos e deveres implícitos na integração social.

Nesse propósito, contaram com o apoio de pessoas locais que se voluntariaram para apresentar a região, intérpretes voluntários e associações de serviço à população e aos animais. O grupo também se encontrou com famílias turcas e muitas famílias sírias, as quais, forçadas a deixar seu país por causa da guerra, sofreram mais um revés causado pelo terremoto.

Vencendo a barreira dos idiomas, os servidores humanitários conseguiram estabelecer comunicação tanto com os turcos quanto com os sírios.

Também como parte do trabalho, realizaram escuta ativa com os veterinários e voluntários, para aliviar a carga recebida como consequências do desastre.

Fundação Füsun Sayek

A Fundação Füsun Sayek foi criada há 40 anos e, apesar da destruição da sede pelo terremoto, continua desenvolvendo suas atividades em local adaptado.

A Fundação trabalha com saúde, educação e desenvolvimento, atendendo tanto a comunidade da cidade de Arsuz, onde está localizada, quanto a cidades da região, ofertando duas refeições diárias, cestas básicas, água potável e kits de higiene pessoal.

Em um espírito de cooperação e afinidade de princípios, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) e a Fundação Füsun Sayekse fundiram em ações altruístas em prol dos afetados.

Os servidores humanitários apoiaram a Fundação em diversas tarefas, como: organização de depósitos de armazenamento de doações, carregamento de doações à cidade de Samandäg e montagem de 518 kits com livros, doces, brinquedos e roupas para bebês e crianças. Descascaram 100 kg de cebola para o preparo das refeições distribuídas gratuitamente aos moradores da cidade a cada dia,   e auxiliaram na mudança do local onde funcionava provisoriamente.

Na realização cotidiana dessas tarefas, a equipe teve a oportunidade de conhecer melhor esse grupo de pessoas que, apesar das perdas profundas, se mantém focado no serviço solidário aos outros. Com resiliência e determinação reconstroem suas vidas com exemplos de fraternidade.

Uma despedida calorosa

Após quase dois meses de atuação na Turquia, a equipe de servidores humanitários traz em seus corações o registro das lições aprendidas: resiliência, solidariedade e fraternidade.

Serviram com afinco. Contribuíram onde foram solicitados.

E, em um ambiente de confraternização com trabalhadores locais, militares das forças armadas e autoridades do Centro de Coordenação de Hatay, a equipe da Missão Turquia Humanitária se despediu com agradecimentos sinceros e foi convidada a voltar para dar continuidade ao trabalho realizado, o qual, segundo os próprios funcionários, foi de grande valia para uma melhor gestão da resposta humanitária na região.

Em suas redes sociais, a Fundação Füsun Sayek se despede da equipe com estas generosas palavras:

 “Obrigado a toda a extraordinária equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) pela ajuda inestimável e o apoio que forneceu à nossa Associação após o terremoto devastador.

Em nome da Associação Füsun Sayek para o Desenvolvimento da Saúde e Educação, estendemos nossa profunda gratidão a cada membro de sua equipe e a todos que apoiaram dos bastidores. Sua bondade, generosidade, dedicação e trabalho duro tocou nossos corações, lembrando-nos da bondade do mundo. Obrigado mais uma vez pelo seu apoio excepcional e por terem restaurado a esperança em nossa comunidade em Arsuz.”

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) expressa sua profunda gratidão a todos que contribuíram para o êxito da Missão Turquia.