Oficinas estimulam práticas sustentáveis e de empreendedorismo

Integrantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) realizaram em sua Sede em Portugal, Fátima, diversas oficinas tanto como preparação para os projetos que serão realizados em Angola quanto para a confecção de itens que têm sido utilizados para a difusão da campanha “Abrace a Missão Angola Humanitária”.

As oficinas vêm sendo realizadas desde janeiro e contam com a participação de membros da Comunidade-Luz Flor de Lys, Ordem Graça Misericórdia, Rede-Luz e outros colaboradores que têm sido fundamentais para o êxito da iniciativa.

Segundo Anderson Santiago, servidor humanitário que irá integrar a Missão Angola Humanitária, as oficinas acontecerão através da instalação de um centro de capacitação nas dependências da Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), e deverão promover a melhoria da qualidade de vida, através também de habilidades profissionalizantes, cooperação e autonomia de adolescentes e jovens. Além disso, junto à Caritas de Angola será dada continuidade às iniciativas de segurança alimentar e nutricional.

“Estas oficinas estarão orientadas a estimular habilidades, dentre elas a coordenação motora e motora fina, visão espacial e matemática, concentração, pensamento lógico, entendimento de processos de início, meio e fim, lateralidade, autonomia, paciência, concentração e a criatividade. Além de estimular práticas sustentáveis e promover a melhoria da segurança alimentar e nutricional e, consequentemente, da saúde”, relata Anderson. 

Oficinas realizadas:

  • Confecção de farinha multimistura, sopas e frutas desidratadas

A farinha multimistura é um complemento alimentar para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, com aproveitamento integral de alimentos disponíveis regionalmente.

Enriquece a dieta habitual com diversos minerais, vitaminas e fibras e é composta por farelos torrados (arroz, trigo e milho), pó de folhas verde escuras (mandioca, abóbora, batata doce ou moringa) e sementes trituradas (gergelim, abóbora, melancia, girassol ou amendoim).

A desidratação de sopas e frutas é uma valiosa forma de conservar os alimentos, aproveitando os recursos sazonais da natureza e fazendo-os perdurar por prazos mais amplos. Consiste em retirar boa parte da água dos vegetais, concentrando suas calorias nutritivas, benefícios e propriedades físicas, como a cor e o sabor, e garante uma maior preservação de seus nutrientes, minerais e vitaminas.

  • Oficina de Sabonetes

Ensina como produzir sabonetes artesanais veganos e ecológicos, feitos com ingredientes naturais que não agridem o meio ambiente e não são testados em animais, e podem ser utilizados para o uso pessoal, para presentear ou até mesmo como forma de geração de renda.

  • Construção de Desidratador Solar

A desidratação é uma das técnicas mais antigas de conservação de alimentos, e o procedimento continua atual e eficaz e visa suprir uma demanda de tecnologias para atender à pequena produção que dispõe de poucos recursos financeiros.

As oficinas apresentaram o passo a passo para a construção de um desidratador de baixo custo. As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas em comércios locais.

  • Confecção de itens têxteis: porta garrafinha d’água, panos de prato e toalhas

A costura é uma forma de prática manual milenar. Aprofundar este conhecimento com as(os) adolescentes é muito mais do que ensinar um conjunto de técnicas, é uma ligação com a ancestralidade e a história.

Para além disso, aprender a confeccionar uma peça costurada tanto a mão como a máquina, pode ser futuramente um meio de vida, já que o trabalho com a costura permite confeccionar inúmeras peças para decoração, cama, mesa e banho, artesanato, vestuário e também permite atuar com a reforma, customização e o concerto de roupas.

  • Confecção de chaveiros de madeira

Pretende alcançar a integração entre teoria e a prática com a madeira, equipamentos e ferramentas.

A nível pedagógico, tem como objetivo instigar nos participantes a responsabilidade sobre si, refletindo sobre suas decisões e como estas podem afetar seus planos de vida a curto, médio e largo prazo. 

  • Oficina de fantoches

Buscam ensinar a técnica do teatro de fantoches, bem como estruturar pequenas peças teatrais a partir do contexto de cada missão humanitária.

Através da imaginação, da música e dos roteiros construídos, é possível trabalhar valores, fortalecimento psicoemocional e reforçar comportamentos positivos, de maneira lúdica e criativa. É uma importante ferramenta da arte-educação orientada à superação do trauma.

  • Oficina de tear

Técnica milenar de artesanato, a tecelagem (tecer através do entrelaçamento de fios) é utilizada como forma de estreitar e fortalecer os vínculos sejam eles familiares, sociais ou comunitários.

Utilizando fios, linhas, barbantes e tecidos é possível construir novos futuros, reduzir desigualdades econômicas e sociais. As oficinas têm uma visão de abrangência empreendedora, pois, além de revelar e incentivar o potencial criativo dos participantes, pode se tornar uma fonte de renda.