Promovendo direitos, transformando vidas

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) destaca seu compromisso em promover e proteger os direitos fundamentais nas suas diversas ações. Em uma jornada que abrange a Missão RoraimaMissão AngolaMissão Polônia e a Missão Turquia, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) exemplifica o papel crucial na defesa da dignidade humana.


Construindo Pontes

Na Missão Angola Humanitária, a equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), fortalece a governança, gestão e logística internas da Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI) e promove capacitações humanitárias que abordam diversos temas, incluindo a tônica crucial da superação do trauma. A educação é central na missão, incorporando atividades de arte-educação, prática de esportes, oficinas de costura, comunicação, mandalas, xadrez e educação social.

O foco ampliado em Meios de Vida e Soluções Duradouras visa capacitar jovens a adquirir habilidades para criar fontes de renda sustentáveis, que, através de oficinas de sabão e padaria, por exemplo, adquirem novos conhecimentos e ainda produzem itens de utilidade prática na realidade cotidiana da Casa da Criança Santa Isabel.

Promovendo a sustentabilidade e a melhoria contínua da qualidade de vida das crianças, jovens, educadores e colaboradores da Casa, a Missão Angola Humanitária concentra esforços na construção de pontes para um futuro mais justo e fraterno, é um exemplo inspirador de compromisso, compaixão e apoio contínuo, refletindo solidariedade, amor e empatia em todas as suas ações.

Transformando vidas

Na região Norte do Brasil, na cidade de Boa Vista, Roraima, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), por meio do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), assegura que os direitos humanos dos indígenas oriundos da Venezuela, Guiana e do Brasil, sejam respeitados. A Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) visa criar um ambiente onde a diversidade seja celebrada e os direitos humanos desses povos sejam respeitados. Ao impulsionar o desenvolvimento completo dos beneficiários do espaço, combina competências humanas e habilidades técnicas para prepará-los para o mundo do trabalho e a conquista da autonomia.

CCFI oferece apoio aos que desejam empreender, com mentoria, cursos de empreendedorismo e espaço físico como incubadora de ideias. Os componentes do programa incluem conversações, workshops sobre empreendedorismo, formação de equipes, fortalecimento de competências pessoais, marketing, operações, finanças e aspectos legais.

Além disso, o programa busca facilitar o acesso ao mercado de trabalho, garantindo uma transição sustentável para a independência, resiliência e crescimento. Com oficinas e parcerias, a iniciativa promove o empreendedorismo, cooperação, educação profissionalizante e acesso a programas de ensino para jovens e adultos. Um projeto inspirador que transforma vidas.

As diversas expressões artísticas dos indígenas são uma fonte importante de subsistência, contribuindo para a sua autonomia econômica. Além de sua beleza estética, a arte indígena carrega consigo a história, a identidade dessas comunidades, evidenciando a importância de sua preservação e promoção. O CCFI abriga inúmeras etnias indígenas nacionais e provenientes da Venezuela e da Guiana, cada uma com suas próprias tradições, línguas e modos de vida. Essa diversidade cultural é uma fonte de aprendizado e enriquecimento, ofertando lições de respeito, coexistência e harmonia com a natureza.

Garantia aos direitos e à dignidade das pessoas afetadas por crises humanitárias

Como ponto focal das Normas Humanitárias Esfera no Brasil e em Portugal, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), por meio de seus servidores humanitários, foi convidada a participar de uma série capacitações sobre o Manual Esfera no Leste Europeu voltadas a servidores humanitários de diferentes organizações que atuam no contexto da resposta humanitária ao conflito em curso na Ucrânia.

Um dos pontos altos dessas capacitações, realizadas pelos integrantes da Missão Polônia Humanitária, está na promoção de reflexões sobre questões fundamentais nas respostas humanitárias: pessoas afetadas estarem, de forma ativa, no centro dos processos e tomadas de decisões, assim como na importância da adesão e monitoramento para que se cumpram os princípios do Código de Conduta da Cruz Vermelha Internacional e da Carta Humanitária, contidos no Manual Esfera, como garantia aos direitos e à dignidade das pessoas afetadas, com qualidade moral e técnica nos diferentes contextos de crises humanitárias.

Resiliência, solidariedade e fraternidade

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), no período de 21 de março a 6 de maio, mobilizou uma equipe de servidores humanitários voluntários para atuar em resposta ao devastador terremoto que ocorreu em fevereiro na Turquia. Colaborou com organizações locais para fornecer assistência humanitária essencial, e sua prática em logística humanitária foi decisiva para garantir uma resposta eficaz.

 A Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) também concentrou esforços na educação e bem-estar das crianças afetadas, implementando atividades de arte-educação em abrigos. Além disso, a equipe se envolveu em cuidados abrangentes, incluindo o apoio a veterinários voluntários no atendimento a animais desabrigados. As relações institucionais foram fortalecidas, destacando a importância da cooperação, deixando um legado de resiliência, solidariedade e a restauração da esperança na comunidade local.

A organização desenvolve programas de formação destinados a fortalecer as habilidades daqueles que respondem a emergências humanitárias. Ao investir na capacitação local, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) contribui para a construção de respostas mais eficazes e sustentáveis diante de desafios humanitários complexos.

Compromisso Contínuo

Através dessas missões, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) reafirma seu compromisso de não apenas celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas de agir de maneira tangível para promover mudanças positivas onde quer que atue. Ao enfrentar desafios específicos em cada localidade, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) reconhece a interconexão dos direitos humanos globais e a importância de uma abordagem sistêmica holística onde a justiça e a dignidade prevaleçam.