Relevância do multilateralismo e da diplomacia para a paz no mundo humanitário

Em um conturbado cenário global de crescente agravamento das crises humanitárias, de alterações climáticas e multiplicação de conflitos, os valores do multilateralismo e da diplomacia para a paz, expressos na Carta Fundacional das Nações Unidas, são imprescindíveis para a construção de um mundo mais justo e mais seguro para as futuras gerações.

Os acordos multilaterais estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial salvaram vidas, expandiram o progresso econômico e social e defenderam os direitos humanos.

Em um momento histórico paradoxal. em que os desafios globais são mais interdependentes, mas as respostas estão cada vez mais fragmentadas, frei Luciano, gestor geral da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), reforça a importância do valor da cooperação internacional para o bem comum.

“No atual cenário mundial existe recurso e conhecimento para atender as demandas que se apresentam, porém, é necessário que haja um maior empenho entre todos os envolvidos no mundo humanitário, para que as soluções ultrapassem os interesses sectários, políticos e ideológicos”, pontua.

Frei Luciano avalia que “é necessário reforçar o diálogo e o alinhamento entre todos os atores humanitários para alcançar uma melhor otimização dos recursos e, consequentemente, uma resposta em períodos mais curtos”.

Para reforçar as ações da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) no campo da diplomacia para a paz, o gestor geral da organização destaca: “nós estamos buscando seguir com o trabalho que é feito na filiada em Genebra, que é um trabalho focado no diálogo interagencial, diplomático, para que possamos ali não apenas compreender tudo o que chamamos de arquitetura do setor humanitário, mas, especialmente, levar o nosso exemplo, a nossa prática desenvolvida em diferentes missões humanitárias”.

Fortalecendo o multilateralismo

Dentro do propósito de fortalecimento do multilateralismo, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), desde 2011, desenvolve suas atividades sempre embasadas na cooperação, na construção e fortalecimento de vínculos e parcerias entre organizações nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais, com valores e objetivos transversais. Atua conjuntamente com as populações afetadas, buscando soluções integradas e ações complementares, para que a resposta social e humanitária possa atender ao ritmo incomum das emergências com eficiência, humanidade, respeito aos direitos humanos e deveres implícitos na integração social.

Reconhecendo um futuro comum a todos, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) atua incansavelmente para que haja uma união de esforços, a fim de encontrar soluções globais que reforcem o multilateralismo e não o isolacionismo, a paz duradoura, o respeito à diversidade, a proteção dos direitos humanos e do nosso planeta.

Conheça as Missões Humanitárias desenvolvidas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI)