Em meio às adversidades e aos desafios globais de 2023, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) demonstrou mais uma vez seu compromisso irrevogável com a solidariedade e a ajuda humanitária. Assim, ao longo do ano, a organização manteve e renovou antigas parcerias, bem como estabeleceu novas alianças para continuar construindo pontes para um futuro mais justo e fraterno.
O vídeo a seguir é um resumo da atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), mas é também um reconhecimento aos servidores voluntários, colaboradores, doadores e parceiros, graças aos quais foi possível continuar a avançar e abrir novas portas para a inovação, o crescimento e a consolidação da resposta humanitária no cenário internacional.
Principais ações em 2023:
Missão Humanitária em Angola: As ações centraram-se na sustentabilidade e melhoria contínua da qualidade de vida das crianças, jovens, educadores e colaboradores da “Casa da Criança Santa Isabel”.
Missão Humanitária em Roraima: Por meio do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), localizado na cidade de Boa Vista, no norte do Brasil, os esforços se concentraram em garantir o respeito aos direitos humanos dos povos indígenas da Venezuela, Guiana e Brasil. As atividades incluíram treinamento para o desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho e alcançar autonomia.
Missão Humanitária na Polónia: Os servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) ministraram formação sobre o Manual Esfera no Leste Europeu. Esta preparação destinou-se a servidores humanitários de diversas organizações que trabalham na resposta humanitária ao conflito na Ucrânia.
Missão Humanitária na Turquia: Trabalho colaborativo com organizações locais para fornecer assistência humanitária essencial face ao devastador terremoto. Atividades de arte-educação foram implementadas em abrigos e foi fornecido apoio a veterinários para cuidar dos animais afetados.
Educação em Situações de Emergência: O Setor de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias desenvolveu um Plano Conjunto em colaboração com a Rede Interinstitucional de Educação em Situações de Emergência (INEE). Este plano foi implementado através de laboratórios e oficinas que uniram educadores do Brasil, Portugal e Angola em uma experiência única de superação de traumas.
Juntos por um futuro mais fraterno
Com gratidão e esperança, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) renova o seu compromisso para este novo ano. Sem dúvida, o trabalho coletivo foi essencial para a eficácia de todas as ações desenvolvidas em 2023, e continuará a ser essencial para construirmos, juntos, um futuro mais solidário e sustentável. Contamos com o seu apoio neste novo ciclo!