Resiliência e Compromisso: ações da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) em 2023

Em meio às adversidades e aos desafios globais de 2023, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) demonstrou mais uma vez seu compromisso irrevogável com a solidariedade e a ajuda humanitária. Assim, ao longo do ano, a organização manteve e renovou antigas parcerias, bem como estabeleceu novas alianças para continuar construindo pontes para um futuro mais justo e fraterno.

O vídeo a seguir é um resumo da atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), mas é também um reconhecimento aos servidores voluntários, colaboradores, doadores e parceiros, graças aos quais foi possível continuar a avançar e abrir novas portas para a inovação, o crescimento e a consolidação da resposta humanitária no cenário internacional.

Principais ações em 2023:

Missão Humanitária em Angola: As ações centraram-se na sustentabilidade e melhoria contínua da qualidade de vida das crianças, jovens, educadores e colaboradores da “Casa da Criança Santa Isabel”.

Missão Humanitária em RoraimaPor meio do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), localizado na cidade de Boa Vista, no norte do Brasil, os esforços se concentraram em garantir o respeito aos direitos humanos dos povos indígenas da Venezuela, Guiana e Brasil. As atividades incluíram treinamento para o desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho e alcançar autonomia.

Missão Humanitária na Polónia: Os servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) ministraram formação sobre o Manual Esfera no Leste Europeu. Esta preparação destinou-se a servidores humanitários de diversas organizações que trabalham na resposta humanitária ao conflito na Ucrânia.

Missão Humanitária na TurquiaTrabalho colaborativo com organizações locais para fornecer assistência humanitária essencial face ao devastador terremoto. Atividades de arte-educação foram implementadas em abrigos e foi fornecido apoio a veterinários para cuidar dos animais afetados.

Educação em Situações de EmergênciaO Setor de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias desenvolveu um Plano Conjunto em colaboração com a Rede Interinstitucional de Educação em Situações de Emergência (INEE). Este plano foi implementado através de laboratórios e oficinas que uniram educadores do Brasil, Portugal e Angola em uma experiência única de superação de traumas.

Juntos por um futuro mais fraterno

Com gratidão e esperança, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) renova o seu compromisso para este novo ano. Sem dúvida, o trabalho coletivo foi essencial para a eficácia de todas as ações desenvolvidas em 2023, e continuará a ser essencial para construirmos, juntos, um futuro mais solidário e sustentável. Contamos com o seu apoio neste novo ciclo!

Retrospectiva FMHI 2023